O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) listou cerca de 2 mil municípios brasileiros que estariam suscetíveis à deslizamentos, enxurradas e inundações. A lista foi elaborada pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil em 2023 como parte dos estudos para o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As informações são do Metrópoles.
São exatas 1.942 cidades que podem sofrer desastres. Entre as apontadas no estudo, 142 estão no Rio Grande do Sul, como Eldorado do Sul e a capital Porto Alegre, que foi cenário de enchentes e fortes chuvas nos últimos dias.
O estado com mais cidades com riscos é Minas Gerais, com 283 municípios. Ele é seguido por Santa Catarina (207 cidades), São Paulo (172), Rio Grande do Sul e Bahia (137). Em Salvador, segundo o estudo, cerca de 1,2 milhão de pessoas estão próximas a áreas mapeadas ao risco de deslizamento, enxurrada e inundação.
“Diante dos desastres ocorridos que causaram tantas perdas humanas, desabrigados e desalojados, além de incontáveis danos materiais e de degradação ao meio ambiente, é fundamental promover ações governamentais coordenadas voltadas à gestão de riscos e prevenção de desastres”, diz trecho do estudo.
Megaoperação Número de mortos em megaoperação no Rio sobe para 132
irregularidades Anvisa proíbe mais uma marca de café por irregularidades
Despacho gratuito Relator inclui despacho gratuito de malas de até 23 kg em projeto sobre bagagens em voos
Megaoperação no Rio Megaoperação no Rio de Janeiro deixa mais de 50 mortos, diz governador
Mega-Sena Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira
golpes digitais Prejuízo médio com golpes digitais sobe 21% em 2025 , aponta pesquisa 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



