Sábado, 18 de Maio de 2024 16:56
75 9 9702 9169
Brasil Perigo

Governo Lula mapeia 1,9 mil cidades sob risco de desastres

142 municípios sob risco de desastres estão no Rio Grande do Sul. Bahia tem 137.

09/05/2024 09h05
Por: Karoliny Dias Fonte: Metro1
Foto: Lauro Alves/Secom
Foto: Lauro Alves/Secom

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) listou cerca de 2 mil municípios brasileiros que estariam suscetíveis à deslizamentos, enxurradas e inundações. A lista foi elaborada pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil em 2023 como parte dos estudos para o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As informações são do Metrópoles.

São exatas 1.942 cidades que podem sofrer desastres. Entre as apontadas no estudo, 142 estão no Rio Grande do Sul, como Eldorado do Sul e a capital Porto Alegre, que foi cenário de enchentes e fortes chuvas nos últimos dias.

O estado com mais cidades com riscos é Minas Gerais, com 283 municípios. Ele é seguido por Santa Catarina (207 cidades), São Paulo (172), Rio Grande do Sul e Bahia (137). Em Salvador, segundo o estudo, cerca de 1,2 milhão de pessoas estão próximas a áreas mapeadas ao risco de deslizamento, enxurrada e inundação.

“Diante dos desastres ocorridos que causaram tantas perdas humanas, desabrigados e desalojados, além de incontáveis danos materiais e de degradação ao meio ambiente, é fundamental promover ações governamentais coordenadas voltadas à gestão de riscos e prevenção de desastres”, diz trecho do estudo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.