Terça, 27 de Janeiro de 2026 10:19
75 98160-8722
Brasil Decisão

Governo prorroga prazo para ressarcimento de descontos indevidos do INSS

Medida ocorre após instabilidades no Meu INSS e envolve esquema revelado por investigação federal

27/01/2026 08h39
Por: Karoliny Dias Fonte: Metro1
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasi
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasi

O governo federal decidiu prorrogar até 20 de março o prazo para que aposentados e pensionistas solicitem o ressarcimento de valores descontados indevidamente de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão foi tomada após beneficiários enfrentarem instabilidades no sistema Meu INSS desde a última segunda-feira (19). O prazo anterior se encerraria em 14 de fevereiro.

Em nota, o INSS informou que mantém contato diário com a Dataprev, responsável pela tecnologia da Previdência Social, cobrando explicações e providências. A Dataprev comunicou que fará uma manutenção que deixará os sistemas indisponíveis desta terça-feira (27) até domingo, 1º de fevereiro.

Segundo balanço do INSS, cerca de 4,2 milhões de beneficiários já foram ressarcidos, somando R$ 2,8 bilhões, de um total de 6,2 milhões de contestações. O governo estima que ainda existam 850 mil aposentados e pensionistas aptos a solicitar a devolução. O esquema de descontos indevidos foi revelado pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que apura fraudes em acordos firmados entre o INSS e entidades associativas e levou ao afastamento de integrantes da cúpula do instituto em abril.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.