O governo federal decidiu prorrogar até 20 de março o prazo para que aposentados e pensionistas solicitem o ressarcimento de valores descontados indevidamente de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão foi tomada após beneficiários enfrentarem instabilidades no sistema Meu INSS desde a última segunda-feira (19). O prazo anterior se encerraria em 14 de fevereiro.
Em nota, o INSS informou que mantém contato diário com a Dataprev, responsável pela tecnologia da Previdência Social, cobrando explicações e providências. A Dataprev comunicou que fará uma manutenção que deixará os sistemas indisponíveis desta terça-feira (27) até domingo, 1º de fevereiro.
Segundo balanço do INSS, cerca de 4,2 milhões de beneficiários já foram ressarcidos, somando R$ 2,8 bilhões, de um total de 6,2 milhões de contestações. O governo estima que ainda existam 850 mil aposentados e pensionistas aptos a solicitar a devolução. O esquema de descontos indevidos foi revelado pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que apura fraudes em acordos firmados entre o INSS e entidades associativas e levou ao afastamento de integrantes da cúpula do instituto em abril.
Benefício PIS/Pasep: Abono salarial 2026 começa a ser pago em fevereiro; veja calendário
Resgate Irmão de Bolsonaro tenta sacar prêmio da Mega da Virada e tem surpresa desagradável
Agências fechadas Agências do INSS fecham de quarta (28) a sexta-feira (30) desta semana
Oitivas STF retoma depoimentos sobre fraudes no Banco Master nesta segunda
Manifestação Raio atinge manifestantes na Praça do Cruzeiro, em Brasília
Fim da patente Fim da patente do Ozempic provoca disputa entre farmacêuticas e Congresso 
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



