Quarta, 27 de Agosto de 2025 20:55
75 9 9702 9169
Feira de Santana Micareta 2024

Mais de Meio Milhão de Preservativos foram distribuídos durante a Micareta de Feira

Além disso, quase 4 Mil Testes de IST Realizados

22/04/2024 12h19 Atualizada há 1 ano
Por: Engledy Silva Fonte: ASCOM
Foto divulgação
Foto divulgação

A conclusão da Micareta de Feira de Santana, encerrada na madrugada desta segunda-feira (22), destaca o sucesso das iniciativas de saúde, prevenção e controle promovidas pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Cerca de R$ 800 mil foram investidos nessas ações, realizadas no Circuito Maneca Ferreira e nas unidades estaduais no município.

O estande de Testagem Rápida montado no circuito e a iniciativa Camisinha Tá na Mão, em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), distribuíram mais de 500 mil preservativos femininos e masculinos em diversos pontos do circuito.“A avaliação é positiva. A distribuição de preservativos superou o ano anterior, e o número de testes realizados foi similar, embora a chuva do domingo tenha afetado a testagem e a distribuição, pois muitas pessoas ficaram em casa”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

“Além disso, a abordagem aos foliões também foi prejudicada pela chuva”, acrescenta.O estande realizou 3.969 testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com 75 resultados positivos, incluindo sífilis, HIV, hepatite C e hepatite B. Dos casos de sífilis, 18 iniciaram o tratamento imediatamente com benzetacil, enquanto todos os pacientes receberam orientações para continuar o tratamento em unidades de saúde.Os foliões elogiaram a iniciativa. “Fui bem atendido, foi excelente. A ação é interessante e deu tudo certo”, diz Cláudio Santos.

“O pessoal aqui está fazendo um bom trabalho, me atendeu muito bem”, concorda Adriano Aquino.“

A equipe foi treinada para abordar foliões e explicar a importância da testagem, permitindo identificar vírus em circulação e interromper sua transmissão, além de oferecer assistência aos pacientes”, explica Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab.

Durante os quatro dias de festa, foram registradas 18 ocorrências médicas, com encaminhamentos para unidades de saúde estaduais: 11 para a Unidade Estadual de Pronto Atendimento (UPA), seis para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e uma para o Hospital Estadual da Criança (HEC). As unidades de saúde estaduais operaram com 470 plantões, um aumento de 104% em relação ao ano anterior.

“Não houve casos graves, e todos os pacientes já foram liberados. A maioria dos casos foi de agressão ou intoxicação alcóolica e ocorreu no final de semana”, detalha Roberta Santana. O Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas não foi acionado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.