A conclusão da Micareta de Feira de Santana, encerrada na madrugada desta segunda-feira (22), destaca o sucesso das iniciativas de saúde, prevenção e controle promovidas pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Cerca de R$ 800 mil foram investidos nessas ações, realizadas no Circuito Maneca Ferreira e nas unidades estaduais no município.
O estande de Testagem Rápida montado no circuito e a iniciativa Camisinha Tá na Mão, em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), distribuíram mais de 500 mil preservativos femininos e masculinos em diversos pontos do circuito.“A avaliação é positiva. A distribuição de preservativos superou o ano anterior, e o número de testes realizados foi similar, embora a chuva do domingo tenha afetado a testagem e a distribuição, pois muitas pessoas ficaram em casa”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
“Além disso, a abordagem aos foliões também foi prejudicada pela chuva”, acrescenta.O estande realizou 3.969 testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com 75 resultados positivos, incluindo sífilis, HIV, hepatite C e hepatite B. Dos casos de sífilis, 18 iniciaram o tratamento imediatamente com benzetacil, enquanto todos os pacientes receberam orientações para continuar o tratamento em unidades de saúde.Os foliões elogiaram a iniciativa. “Fui bem atendido, foi excelente. A ação é interessante e deu tudo certo”, diz Cláudio Santos.
“O pessoal aqui está fazendo um bom trabalho, me atendeu muito bem”, concorda Adriano Aquino.“
A equipe foi treinada para abordar foliões e explicar a importância da testagem, permitindo identificar vírus em circulação e interromper sua transmissão, além de oferecer assistência aos pacientes”, explica Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab.
Durante os quatro dias de festa, foram registradas 18 ocorrências médicas, com encaminhamentos para unidades de saúde estaduais: 11 para a Unidade Estadual de Pronto Atendimento (UPA), seis para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e uma para o Hospital Estadual da Criança (HEC). As unidades de saúde estaduais operaram com 470 plantões, um aumento de 104% em relação ao ano anterior.
“Não houve casos graves, e todos os pacientes já foram liberados. A maioria dos casos foi de agressão ou intoxicação alcóolica e ocorreu no final de semana”, detalha Roberta Santana. O Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas não foi acionado.
Feira de Santana Feira reúne mais de mil participantes no II Congresso Materno-Infantil e recebe R$ 5 milhões em emendas
Operação Amêndoa Operação da Polícia Federal que investiga fraudes bancárias na Bahia também apura movimentações em Feira de Santana
Mudança de comando Governo da Bahia anuncia mudanças no comando do Corpo de Bombeiros em Feira de Santana
Feira de Santana Ação da Sedeso reforça combate ao trabalho infantil no Centro de Abastecimento de Feira de Santana
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (6)
Regularização Prefeitura de Feira inicia regularização fundiária de 800 casas no Campo do Gado Novo 
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas



