A conclusão da Micareta de Feira de Santana, encerrada na madrugada desta segunda-feira (22), destaca o sucesso das iniciativas de saúde, prevenção e controle promovidas pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Cerca de R$ 800 mil foram investidos nessas ações, realizadas no Circuito Maneca Ferreira e nas unidades estaduais no município.
O estande de Testagem Rápida montado no circuito e a iniciativa Camisinha Tá na Mão, em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), distribuíram mais de 500 mil preservativos femininos e masculinos em diversos pontos do circuito.“A avaliação é positiva. A distribuição de preservativos superou o ano anterior, e o número de testes realizados foi similar, embora a chuva do domingo tenha afetado a testagem e a distribuição, pois muitas pessoas ficaram em casa”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
“Além disso, a abordagem aos foliões também foi prejudicada pela chuva”, acrescenta.O estande realizou 3.969 testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com 75 resultados positivos, incluindo sífilis, HIV, hepatite C e hepatite B. Dos casos de sífilis, 18 iniciaram o tratamento imediatamente com benzetacil, enquanto todos os pacientes receberam orientações para continuar o tratamento em unidades de saúde.Os foliões elogiaram a iniciativa. “Fui bem atendido, foi excelente. A ação é interessante e deu tudo certo”, diz Cláudio Santos.
“O pessoal aqui está fazendo um bom trabalho, me atendeu muito bem”, concorda Adriano Aquino.“
A equipe foi treinada para abordar foliões e explicar a importância da testagem, permitindo identificar vírus em circulação e interromper sua transmissão, além de oferecer assistência aos pacientes”, explica Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab.
Durante os quatro dias de festa, foram registradas 18 ocorrências médicas, com encaminhamentos para unidades de saúde estaduais: 11 para a Unidade Estadual de Pronto Atendimento (UPA), seis para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e uma para o Hospital Estadual da Criança (HEC). As unidades de saúde estaduais operaram com 470 plantões, um aumento de 104% em relação ao ano anterior.
“Não houve casos graves, e todos os pacientes já foram liberados. A maioria dos casos foi de agressão ou intoxicação alcóolica e ocorreu no final de semana”, detalha Roberta Santana. O Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas não foi acionado.
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana
Hospital Baiano Governo da Bahia autoriza construção do Hospital Baiano de Oncologia em Feira de Santana
Denuncia Moradores reclamam de demora de mais de três horas no atendimento do CEAF 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



