Nesta quarta-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues cumpriu agenda de compromissos em Brasília, onde, ao lado de governadores e secretários da Fazenda da Região Nordeste, se reuniu com os ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Fazenda, Fernando Haddad; e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para discutir questões importantes ligadas ao equilíbrio fiscal e ao financiamento de dívidas dos estados com a União.
Antes, governadoras e governadores se reuniram na sede do Consórcio Nordeste para tratar das questões ligadas à região e produzir documento que foi apresentado ao Governo Federal. “Juntos, preparamos um documento e entregamos aos ministros no encontro, onde dialogamos sobre as demandas que envolvem as questões fiscais no Nordeste e um conjunto de ações de interesse para a captação de recursos para os estados da nossa região”, explicou Jerônimo.
Os integrantes do Consórcio Nordeste emitiram uma nota oficial detalhando os pontos que foram tratados durante o encontro. “Entendemos que a reconstrução de nosso país passa também pela capacidade de nos unirmos em uma única direção que, no nosso entendimento, é a superação das nossas desigualdades sociais e regionais e a garantia de direitos de cidadania ao povo brasileiro. Para tanto, é preciso dar condições para que todos os estados tenham capacidade de investimento e fortalecimento de suas políticas públicas”, afirma trecho do documento.
Aos ministros, foram apresentadas três propostas para equilíbrio fiscal dos estados menos endividados e promoção de isonomia de tratamento entre todos os entes federados.
A presidente do Consórcio Nordeste e governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou que os estados querem igualdade de tratamento. “Acreditamos que o Governo Federal está imbuído em tratar esse assunto da melhor maneira e buscar, junto com as governadoras e governadores, uma solução que aglutine as necessidades de todos e possa atender às demandas”, frisou.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas



