O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJ-DFT) oficializou, nesta sexta-feira (6), uma resolução que amplia o limite de dias da chamada licença compensatória para magistrados de primeiro e segundo graus. A nova regra permite que o benefício, antes limitado a dez dias, chegue a até dezoito dias extras por mês, o que representa um aumento de 80% na base de cálculo para a venda desses dias.
A medida foi publicada apenas um dia depois de o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (TSF), emitir uma decisão proibindo o pagamento de gratificações e benefícios que não possuam previsão legal clara no setor público. Apesar da coincidência de datas, o TJ-DFT assegura que o processo de votação foi iniciado no final de janeiro, por meio de sessão virtual, e concluído formalmente antes que a decisão do ministro Flávio Dino viesse a público.
O texto assinado pelo presidente do tribunal, desembargador Waldir Leôncio Júnior, estabelece que os magistrados terão direito a dois dias adicionais de licença por cada semana trabalhada, respeitando o teto de oito novos dias mensais que se somam à regra anterior. A liberação dos novos valores, entretanto, permanece condicionada à existência de disponibilidade financeira nos cofres do tribunal.
Segundo relatos, a aprovação do aumento teria ocorrido em sessão com acesso restrito, deixando de fora a permanência até da equipe de segurança habitual. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelam que a corte destinou mais de 86 milhões de reais para o pagamento de indenizações dessa natureza no último ano.
Cancelou Moraes cancela pronunciamento convocado após decisões de Fachin em meio à crise no STF
Greve Caixa entra em greve e Banco do Brasil em paralisação parcial nesta quinta-feira (10)
Coletiva de imprensa Moraes convoca imprensa para pronunciamento no plenário da 1ª turma
Filme Dark Horse: caso aumenta temor em aliados de Flávio Bolsonaro com STF
Eleições 2026 Pesquisa Meio/Ideia mostra Lula e Flávio Bolsonaro empatados em 46% no cenário de segundo turno
Decisão Dino determina retorno de diretor-geral e chefe de Inteligência da PF 
Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 32°
Tempo nublado


