Quinta, 28 de Agosto de 2025 10:53
75 9 9702 9169
Feira de Santana Feira de Santana

Prefeito afirma que quem manda na Câmara é o filho de Eremita Mota

Afirmação do prefeito aconteceu neste domingo (24), no programa Boca de Forno News, da Rádio Sociedade News.

25/03/2024 09h44 Atualizada há 1 ano
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em entrevista ao radialista Nivaldo Lancaster, do programa Boca de Forno News, da Rádio Sociedade News, o prefeito Colbert Martins falou sobre o imbróglio entre o Executivo e o Legislativo Municipal. Nos últimos anos o que mais se vê são quedas de braço entre a presidente da Casa, a vereadora Eremita Mota (PSDB) e o prefeito Colbert Martins (MDB). A entrevista aconteceu na manhã deste domingo (24).

Nesta semana, a 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana determinou, que a Câmara Municipal de Feira de Santana vote o projeto de lei, de nº 015/23, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o pedido de empréstimo no valor de R$ 160 milhões, em 24 horas. Para ter acesso a esse valor, o prefeito municipal precisa ter a autorização do Legislativo Municipal. Essa confusão se arrasta há mais de um ano. Eremita justifica a não votação do projeto porque o prefeito não especifica nele onde esse valor seria empregado. Ela disse ainda que recorreria da decisão da Justiça.

Colbert nega que não tenha dito onde esse dinheiro seria aplicado. Ele disse que já existe os locais específicos. “Diferentemente do que acontece em Salvador com o governador Jerônimo Rodrigues enviou um projeto de empréstimo para a Segurança Pública no estado e não especifica nada. É importante que se aprove porque os investimentos que ele faz é para o estado. Há um entendimento equivocado da presidente da Câmara que quer que eu mande os projetos. Eu só vou manda-los quando eu tiver o empréstimo para paga-los”, disse.

O entendimento do prefeito é de que Eremita toma atitudes contra a cidade. “O que foi pedido na Justiça é que se coloque em votação. Eu não estou pedindo aprovação, até porque quem aprova são os vereadores. Colocando em votação, o resultado que os 21 vereadores decidirem eu vou aceitar. Só não aceito ela sozinha achar que é a dona e não querer colocar a matéria em votação”.

A decisão do juiz coloca uma multa de R$ 10 mil por dia e estamos praticamente com dois dias. “Eu não gostaria que as coisas ocorressem dessa maneira. É importante dizer que só temos orçamento hoje porque no dia 27 de dezembro a Mesa Diretiva da Câmara se reuniu, sem a presidente, e o aprovou. Só temos dinheiro para a saúde por causa disso. Estamos mantendo a saúde bem por causa disso, estamos inaugurando escolas porque o orçamento foi votado pela Mesa da Câmara porque a presidente não colocou em votação também”.

Colbert disse que espera que a Câmara entre em sintonia com o que a cidade precisa. “Esse dinheiro que queremos é para aplicar em drenagem urbana. Nós vimos o que aconteceu em janeiro e fevereiro. Vai se permitir que aconteça de novo? Quem vier pode completar esse trabalho se ele não terminar. O que não podemos é permitir novas inundações como já aconteceu”.

Conforme o prefeito, na realidade, quem manda na Casa da Cidadania hoje é o filho da vereadora Eremita, o empresário e presidente municipal do PP, Yuri Guimarães. “O problema não está com ela, a presidente. O problema está no fato de que quem manda na Câmara é o filho dela. Ele não é vereador, mas manda e desmanda. Se reúne com vereador toda hora, conversa, está lá dentro, opera dentro da Câmara”.

Colbert lamenta ainda que a primeira presidente mulher da Câmara passou a administração para um homem. “Passou para o filho dela e ela não pode fazer isso. Ele dá as cartas lá para cima e para baixo. Isso é público e notório. Juridicamente isso não pode, mas é uma pessoa da família. De qualquer forma, as decisões da Câmara não estão sendo tomadas pela presidente. Ela segue cegamente a determinação do seu filho que não foi eleito, mas age e participa da Casa como se fosse alguém que faz parte da administração dela”, finalizou.

O site Boca de Forno News tentou entrar em contato com a presidente Eremita Mota, mas até o momento não obteve retorno. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.