Circuito Banco BRB/ENGIE, em Feira de Santana - Foto: João Ubaldo | Sudesb
A cidade de Feira de Santana, que fica a cerca de 100km da capital Salvador, sediou na última semana o Circuito Banco BRB/ENGIE, torneio profissional de tênis válido pela International Tennis Federation (ITF). A competição foi realizada na Academia Smash de Tênis e Beach Tennis.
O torneio contou com a presença de tenistas de onze países (Brasil, Tunísia, Cazaquistão, Alemanha, Estados Unidos, Chile, França, Colômbia, Peru, Paraguai e Argentina) e distribuiu pontos no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) e uma premiação total de US$ 25 mil (cerca de R$ 125 mil).
O grande campeão da chave de simples foi o cabeça de chave dois, o cazaque Dmitry Popko, que confirmou o favoritismo contra o americano Harrison Adams por 6/4 6/4 na final. Com a conquista, Popko soma quatro títulos da temporada e garantiu 25 pontos no ranking da ATP, subindo quinze posições até o 250º lugar.
Circuito Banco BRB/ENGIE, em Feira de Santana
Na companhia do francês Quentin Folliot, Harrison Adams também garantiu o título de duplas contra os brasileiros formados por José Pereira e Gabriel Roveri Sidney. Já alguns baianos marcaram presença na chave principal – Victor Rocha e Rafael Ferreira – e no qualificatório – Gabriel Godoy.
O presidente da Federação Bahiana de Tênis (FBT), Eduardo Catharino, celebrou o feito. "Foi uma grande semana, primeira vez de Feira de Santana recebendo um torneio internacional profissional masculino, uma grande oportunidade para os jogadores baianos e brasileiros de disputarem o qualifying e chave principal, adquirindo experiência e marcando seus primeiros pontos no ranking como o paraense Joaquim de Almeida”, pontuou.
Em agosto do ano passado, Feira de Santana já tinha sediado o Engie Open ITF W60, competição também internacional, na categoria feminina. Na ocasião, a brasileira Laura Pigossi, ganhou seu título mais importante da carreira até então, vencendo a bielorrussa Jana Kolodynska por 6/1 6/4.
Sem perder nenhum set e como principal favorita, Laura foi apoiada pela torcida da casa por todo o torneio, com destaque para a arquibancada e o redor da quadra central lotados para torcer pela paulista na final. Aquele foi o nono título de simples dela e o segundo em geral em solos baianos. Ela já havia vencido as duplas do ITF W25 Mata de São João, em Costa do Sauípe, que foi o último torneio feminino profissional no estado há 11 anos.
Leolia Jeanjean, da França, e Valeriya Strakhova, da Ucrânia, venceram as americanas Abigail Rencheli e Haley Giavara por 7/5 6/4, sendo consagradas campeãs de duplas da competição.
Ambos os torneios foram os primeiros deste porte fora da Região Metropolitana de Salvador, como enaltecido pelo diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto. “Essa é mais uma das políticas públicas de interiorização do fomento e do alto rendimento do esporte. Pelo sucesso de público de uma modalidade que por anos ficou concentrada na região da capital e Região Metropolitana, é gratificante ter grandes nomes do tênis mundial em Feira de Santana. A Sudesb segue apoiando o tênis desde os grandes torneios juvenis, como a tradicional Bahia Juniors Cup, até o terceiro ano consecutivo de um torneio internacional na Bahia, que iniciou com o ATP Challenger 80 em 2022”, afirmou.
Ao todo, cerca de 60 tenistas no feminino mais 60 no masculino, entre os principais do mundo, disputaram as competições válidas pela ITF e organizada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), em parceria com a FBT e com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Chuvas esparsas