Ontem (29), durante uma entrevista à rádio Metrópole, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) ressaltou a relevância da sua agenda na Espanha para atrair o interesse de empresas em investir tanto na Bahia quanto no Brasil. O petista está em viagem desde o último sábado (24).
Na cidade de Barcelona, o chefe do Executivo baiano participou também do Mobile World Congress (MWC), o principal evento global de conectividade e comunicação móvel. A feira teve início em 26 de fevereiro e encerrou nesta quinta-feira. "Foi uma agenda muito importante, com diversas empresas interessadas e com convites nossos para se instalarem no Brasil e na Bahia", garantiu.
O objetivo da viagem do governador é atrair investimentos para o estado, especialmente nas áreas de tecnologia, telecomunicações e energia renovável. Durante a visita, foram explorados locais como uma estação de abastecimento com hidrogênio verde e o centro de pesquisa de Hidrogênio Verde da Universidade Politécnica da Catalunha. "Tenho certeza de que essas agendas resultarão em ações concretas de geração de emprego e renda", previu Jerônimo.
O governador baiano também fez uma visita à Universidade e ao Hospital das Clínicas de Barcelona, onde foi apresentado ao tratamento para o câncer com terapia celular, conhecido como Car-T Cell. Durante uma reunião com médicos e pesquisadores especializados nesse método, foram iniciadas as negociações para possibilitar a participação da Bahia na transferência de tecnologia e na aplicação desse tratamento. A previsão é que um acordo de cooperação técnica seja assinado até março, envolvendo parcerias com as universidades estaduais e federais.
Agenda - Após quatro dias em Barcelona, o governador Jerônimo Rodrigues seguiu para a cidade de Puertollano, também ontem, onde visitou uma planta de produção de hidrogênio verde. A unidade, pertencente ao grupo Iberdrola, está localizada na fábrica de fertilizantes da Fertiberia. Essa foi a última atividade da missão internacional de Jerônimo.
A programação começou com uma reunião da comitiva baiana com o gerente de Hidrogênio Verde da Iberdrola, Roque Bernadó Ibanez, seguida por uma visita às instalações da planta onde é produzida essa fonte de energia limpa. Durante a conversa, o gestor espanhol ressaltou o enorme potencial da Bahia para a produção desse tipo de energia, bem como para outros projetos de descarbonização.
Após a visita à planta de produção, Jerônimo convidou os representantes do grupo para continuar as conversas na Bahia e conhecer as iniciativas do Estado nessa área. “Conversamos com a equipe que gerencia o projeto, para que a gente possa recebê-los na Bahia e avaliar a possibilidade de investimentos no estado para geração de hidrogênio verde”, comentou o governador.
O hidrogênio verde, utilizado como substituto de combustíveis convencionais, possui diversas aplicações. Além de ser empregado na indústria química, pode ser utilizado como fonte de energia em ônibus urbanos e no transporte marítimo, onde já está sendo testado. Outra área em estudo para o uso do hidrogênio verde é sua substituição do gás natural em processos de alta temperatura.
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Nascimento Bahia registra menor número de nascimentos em 50 anos, aponta IBGE
Petróleo e Gás Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana
Via Bahia Investigação aponta irregularidades no fim da concessão da ViaBahia e manutenção de rodovias na Bahia
Baixa temperatura Cidade da Bahia registra menor temperatura do Nordeste, aponta Inmet 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado



