O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu assessor e ex-ministro Fabio Wajngarten foram convocados para depor na sede da Polícia Federal de São Paulo nesta terça-feira (26), para prestar esclarecimentos no inquérito que apura se Bolsonaro importunou uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática no litoral de São Paulo.
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Bolsonaro circulou de jet-ski a cerca de 15 metros de uma baleia durante viagem a São Sebastião, vídeos e fotos publicados em redes sociais mostraram o momento, o que é considerado crime por decreto federal. Wajngarten também estava no passeio e terá que prestar depoimentos.
O decreto federal nº 6.514, de 2008, trata das infrações administrativas cometidas contra o meio ambiente, entre elas ‘molestar de forma intencional qualquer espécie de cetáceo’. Enquanto a portaria nº 117 do Ibama, de dezembro de 1996, acrescenta que “é vedado a embarcações aproximar-se de qualquer espécie de baleia com motor ligado a menos de 100 metros de distância do animal".
O depoimento havia sido marcado para o início de fevereiro (7/2), em São Sebastião, mas a PF adiou a data e alterou o local após ter mapeado que iriam ocorrer manifestações a favor do ex-presidente na região.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas



