A deputada Fabíola Mansur (PSB), em entrevista ao radialista Nivaldo Lancaster, das Rádios Paraguaçu FM e Santo Amaro FM, falou sobre o desabamento do Hotel Colombo, em Cachoeira, no último domingo (18). Por pouco não aconteceu uma tragédia. O casarão que abrigou o Hotel Colombo desabou e atingiu carros que estavam perto do imóvel. Ainda não há informações sobre feridos.
Destroços ficaram espalhados pela rua, próxima a Praça 25 de Junho, local de importância histórica, porque serviu de ponto de encontro para as lutas pela Independência do Brasil na Bahia. Parte do imóvel, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já havia caído em 2019. Na época, o Iphan informou que o imóvel estava em estado precário e sem telhados há algum tempo.
Conforme a deputada, essa é uma situação lamentável duplamente. “Primeiro, porque um hotel com a história que tem, história essa marcante em todo recôncavo. Segundo, porque era um imóvel tombado e não poderia estar no estado que se encontrava. Os riscos a vida, graças a Deus, não ocorreram, mas poderia ter ocorrido. Lamentamos que um prédio histórico, do patrimônio arquitetônico que é o Hotel Colombo, da história que tem e a importância que teve na história de Cachoeira”, disse.
Fabíola disse que a partir de agora dialogaria com a prefeita da cidade, Eliana Gonzaga, porque teria que se dar um destino histórico, social, em um lugar importante, que é a Praça 25 de Junho. “É preciso haver ali uma praça pública, um monumento, um memorial ou algo que possa fazer o povo de Cachoeira se lembrar da sua história. Algo que possa ser incorporado a Praça 25 para que a cidade possa usufruir”.
A deputada destaca que o casarão existe um dono, o proprietário do agora terreno, mas também existe o interesse público. “Espero que agora ambos possam dialogar, já que, infelizmente, nem o IPHAN e nem o proprietário puderam conservar, preservar esse patrimônio. Para isso, vou entrar com uma indicação para que esse terreno possa ser usado como utilidade pública numa área de preservação ou um memorial para o povo cachoeirano”.
Para 2024
Sobre o que pretende fazer em seu mandato em 2024, a deputada destacou que está retomando todo o diálogo “com os nossos prefeitos, com as nossas prefeituras” e, obviamente que por isso não teve recesso parlamentar. “Estivemos ainda acompanhando o nosso governador Jerônimo Rodrigues em várias ações, municípios que estão em seca e alagados e ainda na parte cultural, que é muito forte em Salvador. Vamos retomar as nossas emendas para serem entregues e as nossas visitas aos municípios. Dia 13 estarei em Cachoeira, inclusive”, diz.
Fabíola garantiu ainda que estará apresentando vários projetos de lei. A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA) já voltou os trabalhos legislativos no mês de fevereiro. “Nós vamos começar com muita força, com muito trabalho, como vocês já conhecem esse mandato da deputada e, com certeza, Cachoeira vai viver muito e os nossos municípios também”.
Cachoeira
Sobre como se posicionaria na cidade de Cachoeira nas próximas eleições, já que a vice-prefeita da cidade, Ana Cristina Soares, é do mesmo partido que ela, o PSB, a deputada afirmou que tem conversado e o partido tem se reunido. “Com certeza nós vamos apoiar a dobradinha Eliana prefeita e Cristina vice-prefeita e vamos trabalhar também para fazer com que as nossas proporcionais sejam competitivas e possam eleger o maior número de vereadores e vereadoras ligados ao nosso time político”, afirmou.
Logicamente, salienta ainda Fabíola, é preciso fazer alguns ajustes para melhorar algumas questões. “Mas com certeza estaremos juntos e lograremos êxito sim, porque teremos o apoio do nosso governador, dos nossos deputados, o meu apoio e do povo cachoeirano, que saberá reconhecer os acertos e ainda alguns erros que precisam ser corrigidos”
A deputada acredita que, com a parceria com o governador Jerônimo, o presidente Lula essas pré-candidaturas a reeleição serão bem sucedidos e irá se continuar trabalhando por Cachoeira. “São duas mulheres a frente dessa chapa e a primeira mulher negra que se tornou prefeita de Cachoeira. Essa, para mim, é uma marca histórica e com certeza estaremos juntas”, finalizou.
COP30 Jerônimo apresenta experiências da Bahia em transição energética e articula parcerias na COP30
Segurança Pública Bahia supera Rio de Janeiro e lidera índices de violência policial; Governador reage
Chuvas na Bahia Chuva forte e frente fria fazem Inmet emitir alerta para mais de 140 cidades
Bahia Jerônimo apresenta experiências da Bahia em transição energética e articula parcerias na COP30
Roberto Carlos Roberto Carlos fará show gratuito em Salvador; saiba mais
Tragédia Quinze anos de sacerdócio: saiba quem era o padre que morreu em desabamento de laje em Salvador 
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado



