Terça, 04 de Novembro de 2025 18:38
75 98160-8722
Brasil Racismo

Polícia algema e detém homem negro vítima de facada em Porto Alegre; assista ao vídeo

Everton da Silva, 40, foi atingido próximo ao pescoço por Sérgio Camargo Kupstaitis, 72; Brigada Militar diz que abriu sindicância para apurar o caso.

19/02/2024 08h39
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.Ba
Foto: Reprodução/Redes sociais
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um homem negro foi algemado e detido neste sábado (17) pela Brigada Miliar do Rio Grande do Sul após, segundo testemunhas, ser vítima de uma facada de um homem branco em Porto Alegre [veja vídeo ao fim do texto].

De acordo com os relatos, motoboy Everton da Silva, 40, foi atingido próximo ao pescoço por Sérgio Camargo Kupstaitis, 72, quando estava sentado em frente a um restaurante, no bairro Rio Branco. Ele sofreu ferimentos superficiais, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Após um desentendimento entre a vítima da agressão e policiais que chegaram ao local da ocorrência, o motoboy foi algemado e levado para a delegacia na mala da viatura, enquanto o suspeito seguiu no banco de trás de outro veículo.

Em nota, a Brigada Militar afirmou que o Comando de Policiamento da Capital abriu “sindicância para apurar as circunstâncias da abordagem”. Nas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSDB) disse que determinou “absoluta celeridade” na investigação.

Os ministros Silvio de Almeida (Direitos Humanos) e Anielle Franco (Igualdade Racial) apontaram o caso como um exemplo do racismo institucional no país e declararam que acompanharão o caso.

Na delegacia foram feitos três boletins de ocorrência. A Brigada Militar registrou um BO de resistência contra o motoboy, que por sua vez comunicou ter sido vítima de lesão corporal por parte do idoso e de abuso de autoridade pelos policiais. Ambos acabaram liberados.

Imagens gravadas por testemunhas mostram que um policial questiona onde o motoboy trabalha. “Eu fico aqui, eu trabalho…”, responde Everton, no momento em que é interrompido por Sérgio. “Trabalha nada.”

O motoboy se dirige ao idoso e fala: “Não começa. Agora pega a faca”.

Nesse momento, Everton foi puxado pela camisa pelo policial e diz: “Não precisa me pegar assim. Quem está errado é ele! Me larga, então”, apontando para o suposto agressor.

O policial então responde “dá uma segurada”, e em seguida empurra a vítima contra a parede, ordena que ele coloque as mãos na cabeça e o algema.

O suspeito tenta deixar o local, em meio à revolta das pessoas que assistem à cena. “Isso é racismo puro”, alguém diz no vídeo.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Bahia.Ba (@portalbahia.ba)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.