O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou a revisão de equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais do país, após a fuga de dois presos de uma penitenciária federal de segurança máxima em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
As unidades estão localizadas em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Catanduvas (PR) e Porto Velho (RO), além do presídio potiguar de onde fugiram Rogério da Silva Mendonça, 36, o Tatu, e Deibson Cabral Nascimento, 34, o Deisinho, que se declaram integrantes do CV (Comando Vermelho).
A medida foi anunciada junto com outras ações em nota divulgada pelo ministério na noite desta quarta-feira (14), como o pedido de registro dos fugitivos no sistema de Difusão Laranja da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) e no Sistema de Proteção de Fronteiras.
Além disso, Lewandowski determinou a ação das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), grupo que reúne policiais federais e estaduais em ações de repressão ao crime organizado. De acordo com o comunicado do ministério, há ao menos cem agentes federais envolvidos nas buscas.
Mais cedo, a pasta havia anunciado o reforço nas buscas em rodovias com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e a ida a Mossoró do secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, André Garcia, para acompanhar a busca pelos foragidos e a apuração das circunstâncias da fuga.
A ação inclui perícia na cela em que estavam Tatu e Deisinho e uma investigação para verificar se houve ajuda de agentes aos presos, o que, até o momento, ainda não foi possível confirmar, segundo apurou a Folha.
Os dois fugitivos foram transferidos do Acre para o presídio em Mossoró junto com mais 12 pessoas após uma rebelião que deixou cinco pessoas mortas em setembro do ano passado.
A fuga foi constatada por agentes na manhã desta quarta-feira. Essas foram as primeiras ocorrências do tipo em penitenciárias de segurança máxima nacional desde a inauguração do sistema em 2006. A fuga aconteceu durante a madrugada, por volta das 3h.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas



