Foto: Boca de Forno News
Cinco conselheiros foram empossados na manhã desta quarta-feira (10), na cidade de Anguera. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores da cidade, às 9h e presidida pelo prefeito da cidade, Mauro Vieira. Mauro ressaltou a participação da administração pública no trabalho dos conselheiros que, segundo ele, sem essa ajuda, não consegue desenvolver os trabalhos necessários no cuidado das crianças e adolescentes do município.
“Temos dado toda a assistência necessária para que eles realizem um bom trabalho. E o trabalho deles foi aprovado, tanto é que 80% deles conseguiu voltar novamente ao cargo. Com certeza, eles continuarão esse bom trabalho”, disse.
Foto: Boca de Forno News
Mauro destacou que o Conselho Tutelar é de suma importância em uma cidade pequena como Anguera e, no atual momento em que a sociedade vive, em que as drogas estão impregnadas no dia a dia do povo, eles têm o papel de defender a criança e o adolescente. “Eles mesmos afirmaram na cerimônia de posse que nós ajudamos e isso me deixa feliz, de saber que a administração pública é um conjunto de pessoas que faz ela acontecer. Temos uma boa aprovação e fico feliz que as pessoas reconhecem quem trabalha”.
Secretária de Desenvolvimento Social, Joeme Costa de Oliveira - Foto: Boca de Forno News
Para a secretária de Desenvolvimento Social da cidade, Joeme Costa de Oliveira, a posse desses novos conselheiros é muito significativa. Foram quatro conselheiros reconduzidos e uma nova que entrou agora nesse pleito. “São os conselheiros que zelam pelas crianças e pelos adolescentes, que são o futuro do nosso país. Eles têm uma responsabilidade muito grande de fazer cumprir o que está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e cuidar de todo o processo com crianças que estão sofrendo, por exemplo, com maus tratos ou se estão fora da escola. Tudo isso os conselheiros tutelares são responsáveis”, explica.
A mensagem que a secretária deu para eles no momento da posse, que é a que sempre passa para os conselheiros, é a de que eles tenham o ECA como o seu livro de cabeceira. “Para que possam estudar todos os direitos que as crianças e os adolescentes têm. Claro que não chega a 100% do que nós almejamos, mas já é um grande avanço termos o ECA, porque há 34 anos que nós temos direitos e garantias das crianças e dos adolescentes”.
Foto: Boca de Forno News
Sobre a vulnerabilidade social no município de Anguera, Joeme disse que ainda é muito grande, mas a Secretaria vem trabalhando com a ajuda do prefeito. “O prefeito pensa sempre no todo, na comunidade, principalmente nas nossas crianças e nos nossos adolescentes, para não deixar faltar nada. Não deixar faltar a escola e a merenda escolar”.
Conselheira eleita pela primeira vez, Bianca Teles - Foto: Boca de Forno News
Bianca Teles, pela a primeira vez eleita como conselheira tutelar de Anguera, lembra que foi um pouco difícil o processo até conseguir a eleição. “Eu tive muitas batalhas, mas também tive a ajuda da minha família e dos meus amigos”.
Ela pretende administrar esses anos que estará como conselheira, ela disse que lutará buscando a prevenção, utilizando o ECA para ajudar na proteção das crianças e adolescentes da cidade. Pretende fazer isso junto com os outros conselheiros reeleitos. Bianca tem quatro colegas já com experiência. Ela já tem conversado com eles. “Eles garantiram que vão me ajudar”, finaliza.
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Nascimento Bahia registra menor número de nascimentos em 50 anos, aponta IBGE
Petróleo e Gás Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana
Via Bahia Investigação aponta irregularidades no fim da concessão da ViaBahia e manutenção de rodovias na Bahia
Baixa temperatura Cidade da Bahia registra menor temperatura do Nordeste, aponta Inmet 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



