Terça, 11 de Novembro de 2025 22:33
75 98160-8722
Bahia Fraude

Ex-assessor de Ronaldo Carletto é autuado pelo Inema por suspeita de fraude no sistema de informações ambientais

Na justificativa para a notificação, o órgão ambiental informa que o registro no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) do imóvel rural denominado "Sítio Caminho da Praia", localizado no município de Porto Seguro.

04/01/2024 09h03
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia Notícias
Imagem ilustrativa da sede do Inema, no CAB | Foto: Reprodução/Street View
Imagem ilustrativa da sede do Inema, no CAB | Foto: Reprodução/Street View

Carlos Walter Zeferino Pinheiro, ex-assessor do presidente do Avante na Bahia e ex-deputado federal, Ronaldo Carletto, foi autuado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) nesta quarta-feira (3). 

Na justificativa para a notificação, o órgão ambiental informa que o registro no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) do imóvel rural denominado "Sítio Caminho da Praia", localizado no município de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, e de responsabilidade de Carlos Walter Zeferino Pinheiro foi "sinalizado com pendência". 

No documento, assinado pela diretora geral Maria Amélia Mattos Lins, o Inema afirma que a sinalização ocorreu devido ao envolvimento em caso de suspeita de fraude no Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos (SEIA). Ainda conforme o órgão, o caso segue em análise. 

O nome de Carlos Zeferino Pinheiro aparece no portal da transparência da Câmara dos Deputados, onde ele atuou como secretário parlamentar de Ronaldo Carletto, no período em que o empresário exerceu mandato em Brasília. De acordo com o site do Legislativo, Carlos desempenhou a função entre 2016 e 2023. 

Antes de passar pela Câmara dos Deputados, Pinheiro também trabalhou com Carletto na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.