O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Quinho (PSD), que também é prefeito de Belo Campo, comemorou a publicação da lei que prorroga até 2027 a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. Além disso, a nova legislação também inclui a redução da alíquota patronal do INSS paga pelas prefeituras de 22,5% para 8%.
Para Quinho, a sanção da lei representa uma “conquista histórica” aos prefeitos, em vista da crise que as cidades enfrentaram com a queda de arrecadação nos últimos meses.
“É uma conquista histórica que vai devolver aos municípios a capacidade de investir em saúde, educação e infraestrutura com recursos próprios, o que a alíquota atual não permitia porque estava comprometendo o orçamento dos municípios, sobretudo dos menores”, comentou o presidente da UPB.
De acordo com o presidente da UPB, a lei também trata sobre a segurança jurídica aos prefeitos que podem ter contas rejeitadas por conta do índice gasto com folha de pessoal.
“Precisamos de profissionais para executar as políticas públicas com qualidade e não é justo que os prefeitos paguem com seu CPF o peso que a folha com alíquota cheia tem tido nas contas das prefeituras”, lembrou Quinho.
Com a nova lei, a economia dos municípios baianos deve ser aproximadamente de R$ 1,1 bilhão a mais.
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Nascimento Bahia registra menor número de nascimentos em 50 anos, aponta IBGE
Petróleo e Gás Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana
Via Bahia Investigação aponta irregularidades no fim da concessão da ViaBahia e manutenção de rodovias na Bahia
Baixa temperatura Cidade da Bahia registra menor temperatura do Nordeste, aponta Inmet 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



