No aniversário de Anguera, neste 20 de novembro, o prefeito da cidade Mauro Vieira (PL) participou da sessão solene na Câmara de Vereadores que comemorou os seus 62 anos de emancipação política. “Nós temos muito o que comemorar. A verdade é que em nosso município houve avanços muito grandes em todos os setores. Na geração de emprego e renda e na saúde, por exemplo. Hoje nós temos a melhor atenção básica do Brasil”, disse.
Mauro lembrou que a cidade tem a cobertura de 100% da população na questão de saúde. “Nós temos hoje um hospital que funciona a todo vapor e nós estamos buscando com o Governo do Estado uma parceria para implantarmos o centro cirúrgico”, afirmou. Mauro ressalta que o governo municipal já tem aparelho de raio X e estrutura montada para que a cidade de Anguera possa ter uma das melhores saúdes da região.
Mauro também falou sobre os avanços no esporte e entretenimento. “Nós estamos proporcionando um dos melhores estádios municipais de toda a região, tanto no sentido de iluminação, como de arquibancada com cobertura e uma grama sintética que é a mesma utilizada no Estádio do Mineirão. Isso é motivo de orgulho para mim estar realizando um trabalho como esse”, disse.
O prefeito agradeceu a oportunidade que o povo o deu de ser prefeito da terra que ele ama e estar realizando o trabalho que sempre sonhou ver alguém realizando. “Eu agradeço a Deus o fato de ter me dado essa oportunidade de ser prefeito da terra que eu amo e que eu tenho certeza que dias melhores virão”.
Obras
Sobre as obras do município, Mauro afirmou que algumas delas estão atrasadas, inclusive a grama sintética que a empresa responsável vai entregar no próximo dia 30. “Era só o que faltava no Estádio. Temos ainda o galpão industrial que vai gerar 500 empregos diretos também e que está em fase final. Nós temos ainda 66 ruas sendo pavimentadas no município. São muitas e muitas ações que nós faremos um pacotão de inauguração. Estamos sonhando com a presença do governador Jerônimo Rodrigues na inauguração da Escola Estadual Arthur Vieira”.
O Colégio era para ser entregue no aniversário da cidade. Questionado sobre se já tem data prevista para a entrega da escola, o prefeito disse que a previsão é da CONDER de que essa obra seja entregue em março do ano que vem. Mauro disse ainda que o governo já está elaborando o projeto do hospital que será uma intervenção muito grande e que vai realmente transformar e melhorar ainda mais a vida dos anguerenses.
Política
Mauro deve ser candidato a reeleição nas próximas eleições. Se eleito, ele conseguirá o seu quarto mandato como prefeito da cidade. As informações é de que ele pode mudar de partido. O prefeito disse que está em fase de negociações.
“Obviamente que eu devo ir para um partido da base do governador Jerônimo e presidente Lula. Eu estou conversando com o PSD de Otto Alencar e também com o MDB de Lúcio Vieira Lima. Já fiz parte de ambos os partidos. Fui candidato pela primeira vez pelo MDB em 2008 e fui candidato à reeleição pelo PSD. Esses dois partidos realmente estão no nosso radar”, diz.
Zona rural
Já em relação a zona rural do município de Anguera, o prefeito acredita que a maior necessidade é ter a água potável, água encanada e energia. “Nós temos o privilégio de ter praticamente universalizado a água potável e a energia elétrica. Estamos vivendo um momento difícil, de seca e graças a Deus estamos conseguindo atender a toda a população zona rural”.
Réveillon
Sobre como será o Ano Novo na cidade, Mauro diz que o Réveillon faz parte do calendário dos festejos da cidade. “Eu não poderia deixar de fazer, na condição de prefeito, mesmo com as dificuldades, o réveillon. Ele está garantido”.
Nesta semana, Mauro disse que negociará com Mário Paim, que é o produtor da nossa cidade, para fazer um réveillon bonito, muito bom e a cidade vai estará também toda ornamentada. “A partir do 28 deste mês, e já está contratada a empresa. A cidade vai estar no clima de Natal”.
Verbas federais
As verbas federais que compensarão a arrecadação baixa dos municípios, Mauro disse que a expectativa é positiva, mas que ela não resolve o problema. É apenas uma solução paliativa. “Até porque se você disser que vai igualar o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) do ano passado, não se consegue resolver porque nós tivemos aumento de salário mínimo, piso da educação, piso da enfermagem e tudo isso gera um custo ao município. A conta não fecha”.
Mas, ainda na opinião do prefeito, a maior vitória dos últimos 20 anos do municipalismo será a questão da cota do INSS patronal. “A redução da alíquota para os municípios é de 22% e o presidente Lula tem até o 23 para sancionar. Eu acho que isso sim será a solução para todos os municípios pequenos como o nosso. O prefeito que não conseguir gerir a partir daí é porque não tem competência”, finalizou.
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 18° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 39°
Tempo limpo