Em apenas dois meses, o SEI Bahia, o sistema de gestão eletrônica de processos e documentos administrativos do Poder Executivo Estadual, incorporou sete novos tipos de processos eletrônicos, promovendo uma significativa aceleração nas áreas do meio ambiente, serviço público, desenvolvimento urbano e tecnológico. Além dos benefícios para os cofres públicos, essa transição para o meio digital tem gerado ganhos consideráveis em termos de eficiência operacional e sustentabilidade.
No mês de julho, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) implantou cinco processos no SEI Bahia, sendo três finalísticos e voltados para o controle ambiental: “Notificações e Auto de Infrações”, “Atendimento de Condicionantes” e “Licenciamento Ambiental” que objetiva estabelecer procedimento padrão para os processos de atendimento as condicionantes ambientais no âmbito da companhia.
Além desses, o mês registrou também a implantação do processo “Estágio: Solicitação – Contratação de Estagiário”, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e a implantação do processo sistêmico “Servidor: Conversão – Licença Prêmio em Pecúnia”, lançado pela Secretaria da Administração (Saeb), que permite a autorização excepcional para conversão em pecúnia dos períodos de licença prêmio.
Em agosto, foi implantado o “Projeto e Serviços Tecnológicos: Solicitação – Estudos e/ou Projetos” pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cuja finalidade é formalizar a solicitação de estudo para a execução de projetos e serviços tecnológicos no âmbito da Universidade e o processo “Operação de Crédito Interno: Prestação de Contas”, pela Secretaria de Planejamento (Seplan).
Benefícios
Os processos tramitados eletronicamente são mais ágeis e versáteis, permitindo que mais de um usuário trabalhe em um processo simultaneamente, tudo de forma online. O SEI Bahia conta com módulo de assinatura digital, peticionamento eletrônico, dentre outras facilidades. Mais informações podem ser obtidas nesse endereço: http://www.portalseibahia.saeb.ba.gov.br/.
Atualmente, o SEI Bahia conta com 187 mil usuários, dos quais aproximadamente 52 mil são servidores e mais de 135 mil são usuários externos, como cidadãos e empresas envolvidos em processos administrativos. Até o momento, 68,43 milhões de documentos foram gerados dentro do no sistema, em mais de mil tipos de processos diferentes. Destes, 760 são processos finalísticos e outros 318 sistêmicos.
Sustentabilidade
O SEI Bahia já faz parte da rotina de diversos órgãos, incluindo ministérios, a Controladoria Geral da União e o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com mais de cinco milhões de processos abertos e 1.078 processos já implantados, o sistema tem se mostrado uma ferramenta poderosa para impulsionar a eficiência operacional e promover práticas mais sustentáveis.
Cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI Bahia começou a ser implantado no governo baiano em março de 2017. Desde então, já foram gerados mais de 68 milhões de documentos por meio do sistema informatizado. Graças à iniciativa, coordenada pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), o Estado já deixou de consumir mais de 845 milhões de folhas de papel, o que gerou a preservação de 42 mil árvores e uma economia de mais de R$ 169 milhões, incluindo gastos com impressão, transporte, material de escritório, dentre outros.
medicina em Cuba Governo da Bahia abre 60 vagas para estudantes de baixa renda cursarem medicina em Cuba
Reestruturação AL-BA aprova por unanimidade proposta do MP-BA para reestruturação do sistema de Justiça no interior
COP30 Jerônimo apresenta experiências da Bahia em transição energética e articula parcerias na COP30
Segurança Pública Bahia supera Rio de Janeiro e lidera índices de violência policial; Governador reage
Chuvas na Bahia Chuva forte e frente fria fazem Inmet emitir alerta para mais de 140 cidades
Bahia Jerônimo apresenta experiências da Bahia em transição energética e articula parcerias na COP30 
Mín. 19° Máx. 21°
Mín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo limpo



