Edifrâncio Oliveira, prefeito de Santa Bárbara, em entrevista ao Boca de Forno News, do radialista Nivaldo Lancaster, falou sobre a tradição que a cidade sempre teve no festejo do Dia das Crianças, que é também o dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado no dia 12 de outubro. Este ano, o prefeito que não será diferente do ano passado e que esse ano também pretende fazer a Festa das Crianças.
“Mas ela não vai acontecer no dia 12, vai ser dia 14 de outubro. É uma festa com a parceria da Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Cultura. Vamos fazer na praça uma festa para cinco mil crianças. Vai ter show infantil, brinquedos infláveis, touro mecânico e distribuição de presentes”.
O prefeito aproveitou o momento para convidar os pais e todas as crianças do município garantindo que haverá transporte para todas as comunidades rurais e os bairros da cidade. “Queremos fazer uma festa única para todas as crianças porque eu tenho o maior prazer em fazer isso. Eu também já fui criança e eu fico muito feliz em cuidar das crianças da nossa cidade”.
Santa Bárbara
Edifrâncio falou ainda sobre como está o município de Santa Bárbara. Segundo ele, a cidade, assim como diversos municípios da Bahia, também está passando por dificuldades financeiras por conta da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Nos últimos meses sofremos bastante. Só para você entender, o FPM é a composição do Imposto de Renda à Pessoa Jurídica mais o Imposto sobre produtos industrializados (IPI). Então, quando tem queda na inflação, automaticamente os municípios têm perda de receita”, lamentou.
Ele ressaltou ainda que nos últimos meses foi difícil para os prefeitos manterem a folha de pagamento e os compromissos com os fornecedores em dia. “Graças a Deus com os funcionários estão em dia, mas estamos passando por muita dificuldade, principalmente com os fornecedores. E eu não tenho nada a esconder, tenho que falar a verdade”.
Não somente ele, como também diversos outros prefeitos, fizeram movimento com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e estiveram com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) em Brasília. “Foram quase dois mil prefeitos que estiveram com o presidente da CNM. E nós estamos organizando uma marcha nos dias 3 e 4 de outubro, em Brasília. Vamos estar lá com mais ou menos com três ou quatro mil prefeitos reivindicando do Congresso Nacional um socorro para os municípios que não têm outra fonte de receita que não o FPM”.
O prefeito destaca que essa é uma situação difícil para todos os gestores e eles estão “na busca, na correria, de cabeça erguida” porque precisam se manter firmes, fortes e otimistas de que o presidente da República Lula também venha olhar para os municípios. “Inclusive ele já fez uma nota de correção do FPM e estamos lutando agora para o Congresso Nacional aprovar essa matéria”.
Seu grupo político
Edifrâncio garantiu que o seu grupo político no município de Santa Bárbara está coeso, trabalhando em unidade. Ele conseguiu manter a sua base e buscou novas pessoas para fazer a composição do grupo.
“Estamos ainda na luta para organizar as pessoas, organizar os partidos, até porque só falta um ano para a eleição. Mas nós estamos, graças a Deus, com o grupo todo arrumado porque eu não deixei ninguém para trás. Para mim é questão de gratidão. Se eu estava na dificuldade quando eu disputei as eleições e eles me ajudaram, não deixei nenhum dos meus parceiros de fora da gestão. Então todos eles eu mantenho na minha base. Mantenho também a Câmara de Vereadores e hoje nós estamos com a maioria na Casa. Isso para mim é importante e tem me dado o respaldo dos projetos que estão sendo votados na Câmara”, explica.
Festa de emancipação política da cidade
Sobre a festa de emancipação política da cidade que acontecerá em dezembro, mais especificamente no dia 14, quando Santa Bárbara comemorará 62 anos, o prefeito disse que está discutindo com a comunidade e está buscando apoio. “Temos várias inaugurações. Não vamos deixar passar em branco, até porque é uma questão que os barbarenses cobram isso. Se é aniversário da cidade, temos que lutar por isso. Ainda estamos em fase de organização e em breve eu quero estar também em seu programa até para convidarmos você e o povo para participar, mas com certeza vamos estar fazendo várias inaugurações na cidade”, finalizou.
medicina em Cuba Governo da Bahia abre 60 vagas para estudantes de baixa renda cursarem medicina em Cuba
Reestruturação AL-BA aprova por unanimidade proposta do MP-BA para reestruturação do sistema de Justiça no interior
COP30 Jerônimo apresenta experiências da Bahia em transição energética e articula parcerias na COP30
Segurança Pública Bahia supera Rio de Janeiro e lidera índices de violência policial; Governador reage
Chuvas na Bahia Chuva forte e frente fria fazem Inmet emitir alerta para mais de 140 cidades
Bahia Jerônimo apresenta experiências da Bahia em transição energética e articula parcerias na COP30 
Mín. 19° Máx. 21°
Mín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo limpo



