A Via Bahia conseguiu algo raro na política, unir todos os lados, contra. A comitiva de 12 deputados estaduais que foi a Brasília pedir providências contra a empresa, que explora as concessões das BRs 324 e 116, teve o reforço de outros 13 federais de todos os partidos. Eles saíram de lá satisfeitos.
O deputado Eduardo Salles (PP), presidente da Comissão de Infraestrutura da Alba, diz que conversou com o comando da ANTT e participou de audiência pública na Câmara com resultados muito positivos.
— É um momento histórico. No contrato a Via Bahia se compromete a duplicar 478 quilômetros de rodovia e não duplicou um. 90% das cláusulas não foram cumpridas. Juntamos TCU, MT e ANTT. Eles vão fazer um acordo para dar entrada num protocolo que vai olhar o caso de perto.
Nos eventos em Brasília a direção da Via Bahia simplesmente não deu as caras. Mandou um advogado. Segundo Eduardo Salles, a prática já é manjada:
— Há muito a Via Bahia vem fugindo de tudo. Contrata bons escritórios de advocacia, na justiça, ganha todas e fica por isso mesmo.
Ele diz que da conjunção entre TCU, MT e ANTT vão resultar audiências públicas em Salvador, Feira de Santana, Jequié e Vitória da Conquista, os principais núcleos de abrangência das BRs 324 e 116.
— Nós somos o para-choque da preparação. Num momento em que os quatro cantos da Bahia reclamam por logística, nas rodovias temos esse entrave. Vamos mudar.
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