Quarta, 12 de Novembro de 2025 08:52
75 98160-8722
Bahia Saubara

Vereador de Saubara faz denúncias da situação em que se encontra a cidade

Lucas Abdala (PSD) falou sobre indústria de multas, piso salarial dos professores e enfermagem e funcionários recebendo meio salário na Prefeitura.

29/08/2023 11h56
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Boca de Forno News
Foto: Boca de Forno News

O vereador Lucas Abdala (PSD), de Saubara, falou sobre os problemas da localidade para o radialista Nivaldo Lancaster, na Santo Amaro FM. Um deles é em relação ao trânsito, onde as pessoas reclamam que existe uma indústria de multas e isso tem prejudicado uma parte do comércio. Questionado sobre se isso teria fundamento, o vereador disse que sim. “Eu e outros vereadores entramos com uma ação junto ao Ministério Público para que eles pudessem observar essa fábrica de multas que está em Saubara”, diz.

Ainda conforme o vereador, o governo não tem legitimidade alguma porque os agentes que aplicam as multas não são concursados. “São escolhidos a dedo. Nada contra eles, são pessoas que estão ali para levar o alimento para a sua família, mas estão sendo comandados de maneira errada. A culpa é de quem está comandando-os. Primeiro pela prefeita Márcia Mendes Oliveira de Araújo, mais conhecida como Marcia de Bolinha (Avante), acho que ela que tem que tomar parte disso, do secretário de Administração que é o marido dela Antônio Raimundo de Araújo e do secretário de Trânsito, que é um capitão da polícia Rodão”, afirma.

Lucas ressalta ainda que o secretário de Trânsito já foi convocado por várias vezes na Câmara Municipal da cidade para falar sobre o assunto porque está afugentando as pessoas de outras cidades. “O comércio está sofrendo com isso. As pessoas quando vem quer passar no mercado para comprar algo que faltou e não pode parar o carro porque mesmo você dentro do carro é notificado”.

Para o vereador, se estiver atrapalhando tem que ser realmente autuado, mas com responsabilidade e não da forma que está. “Quem não votou o apoiou a atual prefeita, a depender da situação, com certeza os guardas aplicam alguma multa. Eu consegui identificar através do Diário Oficial que algumas pessoas ligadas a prefeita tomou a multa, mas na hora da defesa consegue passar pela JARI. É um absurdo”.

Ele citou o exemplo de um ônibus que roda para uma cooperativa que foi multado em uma rua em que ele nem passa. “Para você ver o nível do compromisso deles. Estão cegos. Estão fazendo virar uma fábrica de fazer dinheiro. Só esse ano foram 2500 multas. Você fica horrorizado. Em uma publicação só do Diário Oficial são seis folhas de notificações”.

Com isso, o vereador diz que não quer dizer que o Código de Trânsito Brasileiro está errado, mas Saubara é uma cidade turística. As pessoas vêm de outras cidades e chegam na cidade para aliviar a mente das preocupações diárias. “Qual é o índice que a cidade tem de acidentes? De atropelamentos para estar esse absurdo de multas? O meu repúdio sobre essa situação. Espero que o Judiciário olhe para a nossa cidade”.

Piso salarial dos professores

Mesmo a prefeita do município sendo professora, não está se pagando o piso salarial dos professores de Saubara. Outra situação seria os precatórios, que ele disse haver uma grande celeuma para pagar e não paga. “Pasmem. A prefeita é professora e não paga o piso da categoria. Para mim ela não quer pagar mesmo. Mas ela diz que não tem dinheiro e está vendo como vai pagar”.

Ainda conforme o vereador, se o funcionário público ousa fazer greve, eles descontam o salário. “Amanhã estão dizendo que todas as Prefeituras irão parar por causa do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Estão correndo atrás dos objetivos dela. Por isso sou a favor da manifestação. Se está doendo na mesa dos professores que tem que ir para a sala de aula alimentado e deixando comida dentro de casa para os seus filhos e o que eu vejo é a maior dificuldade para se pagar o piso dos professores”, reclama.

Como professora, o vereador acha que ela deveria honrar a sua categoria. A situação também não é diferente com os enfermeiros que agora tem direito por lei ao seu piso salarial. “É a mesma celeuma de não ter dinheiro, de não querer pagar, de não querer valorizar”.

Saubara, na opinião de Lucas, Saubara é administrada da forma que o gestor quer. “Tem que ser o que o marido da prefeita quer. Ele é o tipo de pessoas que quando chega a época da política trata todo mundo bem. Passou a política, é cacete nas pessoas. Olha de cara feira, dá patada em todo mundo. Ele tem que olhar pelo nosso povo. Somos eleitos para tratar o povo com dignidade por quatro anos”.

Os enfermeiros correm atrás do pagamento do piso e a resposta é que não tem dinheiro. “Mas tem dinheiro para fazer festas e não tem para valorizar os funcionários que não são do prefeito, mas patrimônio do município”.

Outro pagamento que eles não fazem, na verdade nunca pagaram, é a insalubridade dos garis. “E é uma reivindicação minha. Precisamos de uma cidade limpa e precisamos valorizar esses guerreiros. Se eles fizerem greve, como ficará a cidade?”, questiona.

Estacionamento de ônibus e vans

Questionado por um ouvinte do porque cobram taxa dos ônibus e vans para estacionar em Cabuçu e ele não vê nenhuma melhoria nas praias de Cabuçu e Bom Jesus. O vereador respondeu que a prefeita da cidade entende que precisa apenas arrecadar. “Para quê? Se não vemos um estacionamento com banheiro químico para as pessoas que vem de fora. Acho um absurdo e apoio as pessoas que fazem manifestação contra isso. Acho que tem que cobrar, mas que se dê condições fazendo um estacionamento digno, com banheiro de qualidade. Para onde está indo esse dinheiro ninguém sabe. O que posso fazer eu já fiz. Já denunciei ao Ministério Público e só falta ele olhar por nossa comunidade”.

Funcionário ganhando meio salário mínimo na Prefeitura

Informações que chegaram a Rádio dão contra de que existem funcionários na Prefeitura de Saubara que ganham meio salário mínimo pelo seu trabalho. O vereador disse que há dois anos já fez uma denúncia com esse teor. “Um salário já não dá para a pessoa sobreviver, mas tem pessoas que se submetem porque não tem escolha, outra alternativa para poder ganhar qualquer dinheiro. Se elas se sujeitam a isso é porque precisam, mas essa é uma prática que não se pode fazer. Eu sei que a Prefeitura tem como pagar um salário. E o outro meio salário vai para quem na hora da prestação de contas?”, questiona.

Ainda conforme o vereador, o MP tem ciência dessa prática na cidade porque ele mesmo já fez uma denúncia. “Isso acontece. Uma pessoa trabalha 15 dias e pega o dinheiro e divide com outra pessoas que trabalhou os outros 15 dias. É assim que funciona”.

Coelba

A Coelba, diz o vereador, está enlouquecendo a população da cidade. São constantes quedas de energia. “Saubara já era para ter uma subestação. Nós dependemos da subestação de Santo Amaro. A nossa cidade cresceu muito e as quedas de energia são constantes. Sempre queima eletrodomésticos”.

O vereador disse que convidou a Coelba para ir até a Câmara, mas não resolveu o problema e as quedas de energia só pioram. “Essa é uma pauta que os nove vereadores estão brigando para a Coelba resolver esse problema. Propus que façamos todos, em conjunto, uma denúncia ao MP, protocolar e chamar a Coelba a sua responsabilidade”, finalizou.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Enelton ReisHá 2 anos Saubara/BahiaLUCAS ABDALA TEM REALMENTE LUTADO POR TODA A POPULAÇÃO, ACOMPANHO O SEU TRABALHO A 7 ANOS E FICO FELIZ EM TER GOTADO EM VOCÊ. FOCO E DETERMINAÇÃO = LUCAS ABDALA O VEREADOR DE TODOS.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.