Acidentes domésticos estão entre as maiores causas de mortes de crianças e adolescentes com idade entre zero e 14 anos, como o caso da criança de dois anos internada no Hospital Geral do Estado (HGE), após ingerir soda cáustica no sítio da família em Eunápolis. Jasson Soares, o pai da criança, informou que o menino engoliu o produto porque teria pensado ser leite em pó. A ingestão de soda cáustica pode ocasionar lesão no esôfago, o que gera uma série de complicações de saúde.
Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o índice de acidentes ocorridos com crianças e adolescentes teve um aumento considerável desde janeiro 2021. De acordo com a Sesab, em 2022 a cidade com maior registro de internações foi Salvador, com 1951 casos, em sequência vem Santo Antônio de Jesus com 935 casos e Jequié com 644 casos.
O Índice mostra que 58% das hospitalizações são em decorrência de acidentes que aconteceram por conta de quedas e 16% representam queimaduras ou exposição à corrente elétrica. Mas, as principais causas de morte e internação, contudo, variam de acordo com a realidade dos estados brasileiros.
É comum que crianças e adolescentes sofram acidentes diariamente, seja em casa, na rua ou escola. A pediatra Ludmila Carneiro, conta os perigos dessas ocorrências. “Acidentes são a principal causa de morte com crianças de um a 14 anos no Brasil, claro que a depender da faixa etária pode ser um risco bem maior. Os acidentes mais frequentes com crianças são: queda, queimadura, intoxicação e sufocação ou engasgamento.”
Apesar dos pais manterem atenção diária nos pequenos, as soluções para evitar esses acidentes são preventivas. “E, em sua maioria, podem ser evitáveis com medidas simples”, recomenda a médica
Acidentes mais frequentes com crianças (opcional)
Sufocação: acontece quando há obstrução das vias respiratórias, seja por brinquedos, alimentos pequenos, objetos macios e até mesmo com conteúdo gástrico. Essa é a principal causa de morte acidental de bebês de até 1 ano de idade.
Afogamentos: é a principal causa de morte de crianças de 1 a 4 anos e podem acontecer em piscinas, rios, lagos, mar e até mesmo em banheiras e baldes.
Quedas: são os acidentes que mais causam internações. Elas podem acontecer em diversas situações, como queda do sofá, cama, janelas, lajes, parquinhos e até mesmo por tropeções.
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Nascimento Bahia registra menor número de nascimentos em 50 anos, aponta IBGE
Petróleo e Gás Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana
Via Bahia Investigação aponta irregularidades no fim da concessão da ViaBahia e manutenção de rodovias na Bahia
Baixa temperatura Cidade da Bahia registra menor temperatura do Nordeste, aponta Inmet 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



