Quarta, 05 de Novembro de 2025 00:32
75 98160-8722
Brasil Novo PAC

Governo quer direcionar emendas parlamentares ao Novo PAC, afirma coluna

Ideia é que dinheiro repassado a deputados seja usado para finalização de obras e ministro Rui Costa negocia.

14/08/2023 08h36
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.Ba
Foto: José Cruz / Agência Brasil
Foto: José Cruz / Agência Brasil

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), terá nas próximas semanas a árdua tarefa de convencer deputados, sobretudo do Centrão, a usarem suas emendas para financiar obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), lançado na última sexta (10). A informação foi divulgada pelo Blog do Noblat no Metrópoles neste domingo (13).

Ainda segundo a publicação, o ministro petista quer concluir essa articulação até o fim deste mês, coincidindo com a apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias no Congresso. As duas mil obras previstas no Novo PAC vão custar mais de R$ 60 bilhões e, sem dinheiro, o governo tentará fazer com que a tríade União Brasil, Republicanos e Progressistas direcione o dinheiro das emendas.

O Metrópoles aponta ainda que a maior parte das emendas são liberadas via Ministério do Desenvolvimento Social, do invejado Wellington Dias. Por isso, obras como escolas ou postos de saúde podem ser priorizadas. Mas, também de acordo com o Metrópoles, o problema é que o cargo de Dias está sendo muito disputado já que o PP já teria pedido a pasta na negociação pelo apoio no Congresso e pode somar a questão do Novo PAC à fatura.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.