Quarta, 12 de Novembro de 2025 10:20
75 98160-8722
Bahia Cachoeira

Secretário de Transportes e Trânsito fala do resultado de ação que retirou sucatas de carros das ruas

Conforme Fabinho Diau, foram mais de 30 carros retirados das ruas de Cachoeira. Operação será contínua.

11/08/2023 10h22 Atualizada há 2 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Secretário de Transportes e Trânsito do município de Cachoeira Fabinho Diau - Foto: Boca de Forno News
Secretário de Transportes e Trânsito do município de Cachoeira Fabinho Diau - Foto: Boca de Forno News

O secretário de Transportes e Trânsito do município de Cachoeira Fabinho Diau, que realizou uma ação de retirada dos carros que estão em estado de sucata nas ruas da cidade no último dia 4 de agosto, fez um balanço da operação. Segundo ele, a ação era para reduzir os riscos à saúde dos cachoeirenses, diminuir os transtornos que essas sucatas trazem, além de garantir que a cidade esteja mais limpa e com um trânsito mais organizado e seguro. “Agradeço a todas as pessoas que estavam envolvidas nessa ação, em especial aos agentes de trânsito que fazem um ótimo trabalho em nossa cidade. Eles têm feito um trabalho de excelência”.

Diau disse que a ação foi um sucesso e conseguiu retirar acima de 30 carros das ruas. Conseguiu retirar ainda, com a ajuda do delegado da cidade, todos os carros que ficavam ao lado da Delegacia que dá acesso a Rua São Benedito. “Entramos em contato com os donos. Algumas pessoas fizemos a notificação e outros donos não encontramos. Hoje já tem pessoas entrando em contato conosco e estamos conversando para dar destino a esses carros. Uma coisa sabemos: para as ruas da cidade eles não podem voltar”.

Ele agradeceu ainda a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos) que tem dado total apoio aos trabalhos realizados pela Secretaria a qual está à frente. “Sem esse apoio não poderíamos realizar o nosso trabalho”.

A maioria das pessoas que deixavam esses carros nas ruas justificavam que não tinha como recupera-los e os abandonaram nesses locais. Houve ainda um diálogo com as oficinas que entraram em consenso com o órgão público e algumas até mandaram carros para o ferro velho. “Na entrada da cidade havia um carro e conversamos com esse pessoal. Acho que foi bem entendido porque da forma que estava os carros estava enfeiando a entrada da cidade”.

Foram retirados ainda carros na comunidade da Pitanga, faltando apenas um caminhão ao qual eles já entraram em contato com o proprietário e ele já está fazendo a retirada ainda essa semana. “O proprietário colaborou conosco”.

Essa operação será contínua, garante o secretário. “Já estamos pensando em uma nova data para a realizar uma outra operação, possivelmente dia 30 desse mês. As pessoas de outros lugares têm nos procurado para dizer onde existem carros em outros locais. Espero que todos entendam e continuem colaborando conosco como no caso da última ação”, disse.

A Secretaria está fazendo um levantamento das comunidades de Capoeiruçu, Iguape para verificar se há abandono de carro nos locais. “Carros abandonados podem significar proliferação do mosquito da dengue. Não sei se as pessoas lembram de um surto de dengue que teve na Pitanga e nessa época fizemos a mesma operação. Retomamos ela agora”, explica.

Municipalização do trânsito

Diau falou ainda sobre a municipalização do trânsito. A lei para isso já existe, só falta a questão da sinalização da cidade, garante o secretário. “Gelo baiano em alguns locais para que não estacionem carros e etc.”.

Mario Alves, mais conhecido como Ten. Marinho, coordenador de Trânsito da cidade, afirmou que faltam poucos detalhes para finalizar a municipalização do trânsito. “Só falta alguma complementação. A comissão da JARI, Junta Administrativa de Recurso de Infração, já está formada e só falta colocarmos em prática. Estive no DETRAN na semana passada e o órgão me deu toda a documentação que precisamos para trazer esse benefício para a nossa cidade”.

Ainda não se pode falar em prazo para a colocação em prática porque está na fase de reunir a documentação necessária, ressalta. “Estamos na fase de organização, reunindo a documentação e fazendo a sinalização para darmos continuidade a esse trabalho. O trânsito é vida. Damos assistência todos com o nosso trabalho. precisamos valorizar mais quem trabalha com ele”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.