O furto de energia, popularmente conhecido como "gato", no primeiro semestre na Bahia, seria o suficiente para abastecer todas as unidades consumidoras de Salvador, que possui 2,4 milhões de habitantes, durante um mês inteiro. Segundo a Neoenergia Coelba, 61.705 ligações clandestinas foram removidas de janeiro a junho, uma média de 10 mil por mês ou 342 por dia.
Durante as operações de combate ao furto de energia realizadas pela concessionária de energia, foi recuperado um volume de energia, aproximadamente 190 milhões de quilowatts/hora. O gerente da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida, explicou detalhes de como é feito o trabalho de identificação de irregularidades e roubo de energia.
“Nossa equipe de inteligência tem um trabalho contínuo de acompanhar a realização de novos gatos e adaptar nossas atuações para identificá-las. Por mais inovadora que a ligação clandestina pareça ser, nós iremos descobrir. O uso de drones é um exemplo de modernização das nossas operações visando combater as irregularidades”, declarou o gerente da empresa.
Em seguida, Rodrigo Almeida pontuou que foram encontrados os famosos "gatos" em todos os tipos de unidades consumidoras, como por exemplo residências, comércios, indústrias e fazendas. “A estigmatização de que apenas um nicho da sociedade furtar energia é falsa. Identificamos fraudes em condomínios de alto padrão em bairros nobres, grandes estabelecimentos comerciais e fazendas exportadoras de alimentos, por exemplo”, completou o porta-voz da empresa.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática ilegal, além de oferecer riscos para a vida de quem realiza e causar a interrupção da distribuição de energia para a população. Diante disso, a Tribuna da Bahia entrou em contato com a Polícia Civil para saber a posição do órgão em relação ao problema na Bahia.
Em nota, a Polícia Civil informou que participa de ações de investigação e de fiscalização conjuntas com a Neoenergia, concessionária responsável pela energia elétrica no estado, e apura os casos que são registrados em suas unidades.
Saúde Gestão da regulação é principal entrave da saúde na Bahia, afirma Heraldo Rocha
VLT Início da operação assistida do VLT marca nova fase da mobilidade em Salvador e Região Metropolitana
Pesquisa Datafolha: maioria dos brasileiros diz não saber ou não lembrar o nome de nenhum parlamentar
Decisão Jerônimo descarta afastar secretário citado em investigação da PF: “não há julgamento”
2 de Julho Lula não deve comparecer ao 2 de Julho em Salvador por motivo de saúde
Bahia Encontro nacional reúne gestores dos pontos focais do Ligue 180, com lançamento de diretrizes das Casas da Mulher Brasileira e assinatura de acordos 
Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 29°
Tempo limpo


