Quarta, 12 de Novembro de 2025 12:06
75 98160-8722
Bahia Santo Amaro

Controladora e ouvidora de Santo Amaro falam sobre trabalho realizado pelos órgãos na cidade

Luana Coutinho e Carolina Oliveira explica como funciona os órgãos e como o cidadão pode buscar seus serviços.

18/07/2023 10h28
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Luana Coutinho

Luana Coutinho, controladora do município de Santo Amaro, falou sobre como está o funcionamento do órgão na cidade. Segundo ela, a Controladoria é um órgão interno da administração pública que serve para normatizar atos, procedimentos, emitir decretos e analisar todos os atos administrativos que são licitações, processos de pagamento e tudo que envolve a despesa pública. “A atuação do controle interno existe. Somos atuantes e temos equipe comprometida. A prefeita Alessandra Gomes dá todo o apoio a Controladoria e isso é um diferencial de vários municípios vizinhos que hoje não tem uma Controladoria atuante”, explica.

Luana avalia que a Controladoria tem feito um “trabalho incrível” ao qual ela hoje se orgulho muito. “De todo o trabalho que eu venho fazendo dentro desses dois anos que eu estou à frente da Controladoria estou sempre buscando inovações e conhecimento. Hoje eu sou diretora da União das Controladorias Internas da Bahia no Recôncavo Baiano. Tenho contato com outros controladores que estão muito mais à frente e trago esse conhecimento, essa vontade de fazer a Controladoria dar muito mais certo”.

A Controladoria é um órgão que dá norte ao prefeito ou prefeita. “Aqui somos como o braço direito da prefeita e orientamos não apenas a ela como a todos os servidores que trabalham na Prefeitura. Hoje a Controladoria é um órgão orientativo, que dá suporte à prefeita e a todos os servidores municipais”.

Já em relação ao Tribunal de Contas, Luana falou sobre a importância de uma Controladoria para a gestão de um município não ter problemas com esse órgão. “O Tribunal de Contas é um órgão externo de controle e a Controladoria é o órgão interno de controle. Antes que venha a notificação do controle externo nós, aqui no controle interno, fazemos notificações para as Secretarias caso nós vejamos alguma coisa que não esteja do jeito orientamos. Fazemos tudo isso para quando for prestar contas ao Tribunal estar tudo dentro dos conformes, dentro da lei”.

Em Santo Amaro da Purificação, ressalta a controladora, até o presente momento, as contas da prefeita têm sido aprovadas e isso também tem a ver com a controladoria. “As nossas contas de 2021 foram aprovadas. As de 2022, com fé em Deus, também serão aprovadas. Temos esse papel preventivo de analisar tudo dentro da lei junto com a administração municipal, a Procuradoria e as demais Secretarias porque cada um tem seu papel”.

Carolina Oliveira

A ouvidora Carolina de Oliveira Gomes também comentou sobre o papel da Ouvidoria dentro do município. Conforme Carolina, o papel do órgão é ser o elo de comunicação entre o cidadão e a administração pública, fomentar e facilitar a participação social do cidadão para com a gestão através das manifestações. “Em Santo Amaro ela foi implantada dia 3 de julho deste ano. Mas desde o início da gestão a prefeita se preocupou em ter essa Ouvidoria enquanto órgão e participação de controle porque entende a importância de o cidadão ser efetivamente cidadão sujeito de direitos”.

Os canais para que o cidadão seja ouvido, destaca Carolina, é pelo WhatsApp no telefone (75) 99926-2734, por e-mail, pelo site Fala BR e os atendimentos presenciais. A sede da Ouvidoria fica na Rua do Imperador, nº 3, da sede do Apolo. O atendimento acontece de 8h às 12h e das 13h às 17h as terças, quartas e quintas-feiras. O site é o www.santoamaro.ba.gov.br e a pessoa será redirecionada para o Fala BR.

“Já recebemos entre 20 e 25 manifestações nesses 15 dias que temos de Ouvidoria inaugurada, entre elas solicitações e reclamações. Elas são importantes, independente do teor da manifestação. É preciso que o cidadão entenda que a Ouvidoria é um espaço segura para realização das suas manifestações e legal porque é através dele que você vai receber uma resposta”, explica.

As principais reclamações são acerca da infraestrutura e serviços públicos. O prazo legal para resposta é de 30 dias. “Em menos de 10 dias, as duas Secretarias, muito empenhadas, conseguiram resolver os problemas e encaminhamos os problemas resolvidos aos cidadãos. Essa é a melhor parte”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.