A manhã desta sexta-feira (30) foi marcada pela saída do fogo simbólico do 2 de julho de Cachoeira. A celebração teve início com uma missa, onde foi acesa a chama, levada em cortejo pelas ruas de Cachoeira e de outras cidades. Ao todo, cerca de 160 pessoas estiveram envolvidas no trajeto.

Foto: Boca de Forno News
O acendimento da chama marca o início das celebrações da Independência da Bahia, que no dia 2 de julho, completa 200 anos.
O Dr. Roberto Franco, secretário de Educação de Cachoeira, explicou como acontece a tradição do revezamento da chama. Segundo ele, é uma homenagem.
"Tradicionalmente, esse fogo simbólico, desde 1823, essa celebração acontece associada a uma missa. Cada cidade faz de sua forma, aqui em Cachoeira sempre foi nesse modelo, de sair da igreja a partir de uma missa. Isso é muito antigo e histórico", ressaltou ele.
A tocha deve chegar a Salvador no próximo domingo (2), feriado do 2 de julho, Independência da Bahia. A chama saiu de Cachoeira, passando por Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Simões Filho e Salvador, destino final.
Foi realizada ainda uma ação cívico-social com serviços para a comunidade. O espaço contou ainda com um estande militar, com materiais utilizados no dia a dia dos soldados.
Para a população, um posto com serviço de vacinação de pessoas e outro posto para a vacinação de pets. No local, foi possível ainda aferir a pressão arterial, a glicemia e receber atendimento médico e odontológico.

Tenente Pietro Foto: Boca de Forno News
Conforme o Tenente Pietro, chefe da Comunicação Social do Exército, a população chegou cedo para receber os atendimentos na ação promovida em parceria entre a prefeitura de Cachoeira e o exército.
"Muito satisfatória a participação da população, o pessoal chegou cedo esperando os serviços começarem. A gente está aqui para isso, trazer benefícios para a sociedade", disse ele.

Denise Alem - Foto: Boca de Forno News
A secretária de Assistência Social do município, Denise Alem, comentou sobre a ação. Segundo ela, os serviços prestados têm relação com a assistência social.
"Prestamos vários serviços relativos à assistência social, como a orientação dos programas Bolsa Família, BPC e do programa Criança Feliz, que presta assistência da gestante até a primeira infância", destacou Denise.

Janete Braga - Foto: Boca de Forno News
"A melhor coisa que poderia acontecer aqui agora foi esse movimento, estava precisando mesmo", disse a moradora Janete Braga, que esteve junto à mãe para receber atendimento médico.
Outra moradora de Cachoeira, Rita Conceição, aproveitou a Feira da Saúde para aferir a pressão.
"Está muito bom, eu gostei, estão de parabéns. Eu vim aferir a pressão, para poder estar em dia com a saúde", disse ela.

Tereza Duarte - Foto: Boca de Forno News
Além dos moradores da sede, a Feira recebeu pessoas de povoados da região, a exemplo de dona Tereza Duarte, do povoado do Saco.
"Eu vim para o médico clínico, eu vou sempre ao médico, mas aproveitei para vir novamente", concluiu.
Veja fotos da ação:





Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Nascimento Bahia registra menor número de nascimentos em 50 anos, aponta IBGE
Petróleo e Gás Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana
Via Bahia Investigação aponta irregularidades no fim da concessão da ViaBahia e manutenção de rodovias na Bahia
Baixa temperatura Cidade da Bahia registra menor temperatura do Nordeste, aponta Inmet 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



