Quarta, 12 de Novembro de 2025 15:22
75 98160-8722
Bahia Cachoeira

Cachoeira recebe novo padre para auxiliar Dom Roque

O padre Darci Furtado chegou na cidade há pouco tempo e será o Vigário Geral da Diocese

01/03/2023 10h39 Atualizada há 3 anos
Por: Boca de Forno
Foto: Boca de Forno News
Foto: Boca de Forno News

 

A cidade de Cachoeira recebeu um novo padre que auxiliará Dom Roque nos trabalhos pastorais. O padre Darci Furtado é da Catedral de São Cosme e São Damião da Igreja Católica Apostólica Brasileira. Natural do Ceará, ele vem da cidade de Volta Redonda no Rio de Janeiro, onde ficou por oito anos na Diocese. Em Cachoeira, ele assume a condição de Vigário Geral da Diocese. 

Padre Darci chegou há oito dias na cidade, e segundo ele, havia a dúvida se ele substituiria Dom Roque, no entanto, ele explica que não, veio para somar e trazer uma nova cara da programação pastoral. 

“Dom Roque é de tradição conservadora, eu já sou mais de tradição renovada, trabalho com renovação carismática. Aquilo que é tradicional vai se unir ao que é mais moderno, mais avivada, mas não deixando de valorizar essa raiz tão profunda que é implantada nas nossas igrejas católicas nacionais e mundiais”, ressaltou ele. 

Ele disse ainda que está conhecendo a cidade e a comunidade, a sua primeira missa será realizada no dia 9 de abril, domingo de Páscoa. 

Ele ressaltou ainda a diferença entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Apostólica Brasileira. Conforme o padre, ambas tem a crença nos Santos e comungam do mesmo credo, não podendo negar uma a outra. 

“O nosso governo da igreja, ela não parte de Roma, e sim de um colegiado de 12 bispos, porque a Igreja brasileira quis preservar essa tradição dos 12 apóstolos”, afirmou. 

A maior diferença entre ambas, é que os padres da Igreja Brasileira podem receber o sacramento do matrimônio. 

“É importante porque nós conseguimos ainda preservar a tradição antiga da Igreja, que os padres, até 1123 podiam se casar”, ressaltou ele. 

O padre pontuou ainda que caso queira se casar, precisa conseguir uma profissão para manter a sua família, já que os recursos da igreja não podem ser usados para sustentar esposa e filhos, evitando que haja problemas com repartição de herança, sendo separado os bens que são da igreja e os bens que são da família. 

Diferente também da igreja romana, que é comandada pelo Papa, a igreja brasileira é presidida por um Conselho Episcopal, formado pelos 12 bispos e um presidente, que é responsável pelos decretos e decisões. 

A igreja é mantida através dos dízimos e ofertas dos fiéis e com os trabalhos sociais da igreja. 

“A igreja vive dos seus sacramentos, da providência de Deus, do povo de Deus”, disse. 

Um outro ponto destacado pelo padre, é a facilidade para realizar a união de pessoas que foram casadas. Um processo interno permite a anulação do casamento anterior. 

“Nós conseguimos tirar a validade do casamento, podemos celebrar no local da festa”, ressaltou ele. 

Na igreja brasileira, segundo o último censo realizado, existem 512 mil fiéis no Brasil. No entanto, a igreja está presente em 27 países.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Angela roaaHá 3 anos Rio de janeiro Padre Darci é uma pessoa de muita fé e ser humano maravilhoso, muito boa sorte pa
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.