Verão é sinônimo de sol, praia, piscina e aquele bronze que não pode faltar. Ademais, a estação mais ensolarada do ano, com temperaturas altas, requer cuidados redobrados com a pele para evitar o envelhecimento precoce, insolação e o câncer de pele.
Conforme a esteticista Tássia Abreu, “a prevenção e proteção contra o câncer de pele, principalmente durante o verão, precisa ser um assunto sempre pautado. É importante destacar que, além da utilização do protetor solar, é necessário utilizar também camisas UV, viseiras, de preferência, que tenham fator de proteção, aumentar o consumo de água, passar hidratante na pele e ter uma alimentação saudável. É um cuidado de dentro para fora e de fora para dentro”, destaca.
Tomar sol regularmente, de maneira correta, traz inúmeros benefícios à saúde, pois estimula a produção de vitamina D, porém a radiação solar pode provocar diversos prejuízos à pele.
“Temos os raios UVA e UVB. O UVB é responsável por deixar a pele vermelhinha, e provoca a queimadura solar, já o UVA traz a degradação do colágeno e por consequência uma pele envelhecida. Os efeitos do sol vão muito além do que podemos imaginar”, afirma a esteticista.
De acordo com Tássia, os cuidados com a face precisam ser redobrados. “A pele do rosto precisa ser assistida de forma diferente, principalmente aquela pele que possui algum tipo de hiperpigmentação, como, por exemplo, o melasma, uma condição inflamatória da pele, que acomete não só mulheres, mas também homens e que a exposição a temperaturas mais altas, pode ser um gatilho. Por isso é importante utilizar fatores de proteção mais altos, viseiras e bonés para auxiliar, mas nunca esquecer de dar atenção também ao corpo”, salienta.
“Cada região do corpo possui um PH diferente, então possui um protetor específico para cada área. Eu sempre indico para a fase, aqueles protetores que sejam toque seco com fatores mais altos”, completou a profissional de estética.
A luz azul emitida por celulares, computadores e TVs também danifica a pele do rosto. “É importante usar o protetor solar também em casa, para não arriscar sair e estar sem. Inclusive é muito importante usar o protetor com base, para proteger contra a luz das telas e da lâmpada”, explicou Tássia.
Segundo a esteticista, além do protetor solar é necessário se hidratar de maneira adequada. “Um dos cuidados básicos é manter a hidratação hídrica, consumir água conforme o que seu organismo precisa. Para delinear a quantidade correta, basta calcular 30 x (seu peso) = quantidade de água que você precisa ingerir diariamente”, orientou
Os prejuízos da exposição solar, sem proteção, vão além de queimaduras, insolação e hiperpigmentações, podendo também causar dermatite atópica e o câncer de pele. “É importante procurar sempre ajuda profissional para utilizar qualquer produto, principalmente quando for se expor ao sol. Cada pele é única e cada uma traz uma história. Cuidem- se com amor, olhem para vocês com todo zelo e carinho do mundo. Cuide desse lar que é o seu corpo, beba água, use protetor solar e se tiver que fazer alguma coisa em seu rosto, procure ajuda profissional, não faça de maneira aleatória, pois pode trazer vários danos para a saúde da sua pele”, finalizou Tássia.
Reportagem: Engledy Braga
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas