Procedimento essencial que garante o pagamento de aposentadorias e pensões, a prova de vida deixará de ser feita pelo segurado. De agora em diante, caberá ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fazer a comprovação por meio de cruzamento de dados.
A determinação consta de portaria assinada hoje (24) pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, durante evento que comemorou os 100 anos da Previdência Social.
Com a medida, o INSS terá dez meses, a partir da data de aniversário do beneficiário, para comprovar que o titular está vivo. Se o órgão não conseguir fazer a comprovação nesse período, o segurado ganhará mais dois meses para provar que está vivo. Nesse caso, o beneficiário será notificado pelo aplicativo Meu INSS, por telefone pela Central 135 e pelos bancos para identificar-se e informar o governo.
Segundo o ministro, o novo sistema é mais justo com os segurados porque evita o sacrifício de idosos com dificuldades físicas. “Por que o cidadão tem que provar que está vivo, e não o INSS? Muitos não têm condições físicas ou quem os leve a um posto ou banco para provar a sua vida”, questionou.
Apesar de deixar de ser obrigatória para o beneficiário, a não ser após o cruzamento de dados não revelar nada, a prova de vida pode continuar a ser feita pelo segurado. Basta ele seguir os procedimentos tradicionais, indo a uma agência bancária ou se manifestando no aplicativo Meu INSS.
O Ministério da Previdência divulgou estatísticas sobre a prova de vida. Neste ano, o órgão deverá comprovar a situação de cerca de 17 milhões de benefícios, entre aposentadorias, pensão por morte e benefícios por incapacidade.
Bloqueio Moraes determina bloqueio de R$ 6 bilhões de Willer Tomaz, amigo de Flávio Bolsonaro
Eleições 2026 TSE reafirma proibições do uso de celular, boca de urna e porte de armas no segundo turno
Debate na Globo Após a Globo, o debate agora é nas urnas
Debate na Globo Lula e Flávio se enfrentam no último debate antes da eleição
Proibição Ala do TSE acredita que big techs interferiram nas campanhas de Lula e Flávio Bolsonaro
Eleições 2026 Pesquisadores apontam risco à democracia se Flávio Bolsonaro for eleito 
Mín. 21° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 42°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 34°
Chuvas esparsas


