Os eleitores de Feira de Santana que vão às urnas no segundo turno das Eleições 2026 poderão votar nos mesmos locais utilizados na primeira etapa do pleito. A informação foi confirmada por Danilo Pereira, chefe da Seção 156 da Justiça Eleitoral no município ao Portal Boca de Forno News. Segundo ele, não houve alterações nos locais de votação entre os dois turnos. A expectativa também é de que a votação ocorra de maneira mais rápida e tranquila, já que os eleitores precisarão escolher apenas o próximo presidente da República, diferentemente do primeiro turno, quando foram seis cargos em disputa.
A Justiça Eleitoral confirmou que Feira de Santana não terá mudanças nos locais de votação para o segundo turno das Eleições 2026. De acordo com Danilo Pereira, todos os locais utilizados no primeiro turno foram mantidos, permitindo que os eleitores retornem aos mesmos endereços para registrar seus votos. "Aqui para Feira não haverá alterações. Nossa situação é a mesma do primeiro turno. Todos os locais foram mantidos no mesmo lugar, não houve nenhuma alteração entre o primeiro e o segundo turno. Então, o eleitor que votou no primeiro turno já sabe onde vai votar agora e pode retornar tranquilamente para votar no segundo”, afirmou.
Para quem não compareceu à primeira etapa da eleição ou não se lembra do local onde está registrado para votar, a orientação é consultar previamente as informações disponibilizadas pela Justiça Eleitoral. A pesquisa pode ser feita por meio do título de eleitor, pelo site oficial da Justiça Eleitoral ou pelos canais de atendimento disponibilizados ao público.
Durante a entrevista, Danilo Pereira também divulgou o atendimento por WhatsApp, uma alternativa para quem deseja consultar informações eleitorais sem precisar se deslocar até uma unidade de atendimento. Segundo ele, o serviço funciona por meio do número (61) 3030-8700. No atendimento, o eleitor conversa com a assistente virtual Maia, que disponibiliza diferentes informações, incluindo a consulta ao local de votação. “A gente tem um WhatsApp que as pessoas podem consultar. O eleitor vai ser atendido por uma assistente virtual chamada Maia, nossa amiguinha, que é bem amigável. Lá tem várias informações, e uma delas é onde o eleitor vota. Essa informação é sempre atualizada de acordo com o que está no nosso cadastro”, explicou.
O chefe da Seção 156 acrescentou que o eleitor também pode utilizar o serviço de autoatendimento disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Outra possibilidade é pesquisar na internet por expressões como “onde vou votar” ou “qual é o meu local de votação” e acessar o resultado oficial da Justiça Eleitoral.
A recomendação é que os eleitores não deixem a consulta para a última hora, especialmente aqueles que não compareceram ao primeiro turno ou que ainda têm dúvidas sobre o endereço da seção eleitoral.
Uma das principais diferenças entre o primeiro e o segundo turno está no tempo necessário para registrar o voto. No primeiro turno, os eleitores precisaram escolher candidatos para seis cargos, o que aumentou o número de operações realizadas na urna eletrônica e contribuiu para um tempo maior de permanência na cabine de votação. No segundo turno, a disputa em Feira de Santana será apenas para presidente da República. Com isso, a expectativa da Justiça Eleitoral é de uma votação mais ágil, com redução significativa do tempo gasto por eleitor.
Danilo Pereira explicou que, no primeiro turno, o procedimento levava, em média, mais de dois minutos. Agora, a estimativa é de aproximadamente 20 segundos por eleitor. “É muito diferente. No primeiro turno, foram seis cargos. Nessa condição, o eleitor demora muito tempo porque são seis pessoas em quem precisa votar. No segundo turno, é apenas um cargo, que, no nosso caso, será o de presidente. Então, a votação é muito mais rápida. Antes, tínhamos uma média de mais de dois minutos; agora, temos em torno de 20 segundos por eleitor”, destacou.
A redução do tempo de votação deve contribuir para diminuir a formação de filas e evitar aglomerações ao longo do dia. Conforme o representante da Justiça Eleitoral, a expectativa é de que o processo transcorra com mais tranquilidade, principalmente depois dos primeiros momentos da manhã.
Ele observou, no entanto, que pode haver uma concentração de eleitores no início do dia, quando muitas pessoas costumam chegar cedo para votar. Fora desse período, a tendência é de maior fluidez no atendimento. “Isso permite que a gente tenha uma eleição com mais tranquilidade, sem filas e sem aglomerações. Pode haver aquela filazinha no início do dia, porque as pessoas chegam cedo para votar, mas, ao longo do dia, a eleição tende a ser muito rápida e tranquila, principalmente porque o eleitor precisa digitar apenas dois números na urna”, afirmou.
Outro assunto abordado durante a entrevista foi o funcionamento das urnas eletrônicas no primeiro turno. Na ocasião, alguns equipamentos apresentaram problemas, exigindo a atuação das equipes técnicas responsáveis pelo monitoramento e pela manutenção dos dispositivos. Questionado sobre a possibilidade de novas ocorrências e sobre a estrutura de fiscalização e substituição dos equipamentos para o segundo turno, Danilo Pereira afirmou que a logística utilizada pela Justiça Eleitoral funcionou adequadamente na primeira etapa do pleito.
Segundo ele, a experiência acumulada pela equipe contribui para a organização das operações, desde a preparação dos equipamentos até a disponibilização de urnas reservas para eventuais substituições.
O representante da Justiça Eleitoral explicou que parte dos problemas registrados no primeiro turno está relacionada à idade dos equipamentos utilizados. Algumas urnas foram fabricadas em 2013 e 2014 e, por isso, já possuem um longo período de utilização. “A nossa logística funcionou bem no primeiro turno. Tivemos, realmente, problemas com algumas urnas, e isso decorre também do fato de termos equipamentos mais antigos, fabricados em 2013 e 2014. São urnas que já têm bastante tempo de uso, mas que ainda funcionam bem”, explicou.
Apesar da possibilidade de falhas pontuais, a Justiça Eleitoral dispõe de equipamentos de contingência para substituir aqueles que apresentarem problemas durante a votação. O procedimento pode levar algum tempo, mas, segundo Danilo, a estrutura de apoio permite solucionar as ocorrências e garantir a continuidade do processo eleitoral.
Ele ressaltou que a operação conta com uma equipe numerosa de técnicos que atua diretamente nas ruas no dia da eleição, com veículos e urnas disponíveis para atendimento às demandas dos locais de votação. “Temos urnas de contingência, ou seja, urnas reservas para substituir os equipamentos que apresentarem problemas. Apesar de a substituição demorar um pouco mais, conseguimos fazer isso. Temos uma equipe grande de técnicos nas ruas no dia da eleição, com veículos e urnas disponíveis. São mais de 30 pessoas trabalhando exclusivamente nessa atribuição de dar apoio e suporte às urnas para que tudo funcione”, afirmou.
De acordo com o chefe da Seção 156, a atuação dessas equipes foi fundamental para resolver situações pontuais registradas no primeiro turno. Ele avaliou que, de maneira geral, a operação obteve êxito, embora reconheça que falhas podem ocorrer mesmo quando todas as etapas de planejamento são cumpridas. “Isso aconteceu e salvou algumas situações muito pontuais. Tivemos um grande êxito, mas as situações pontuais também fazem parte. As exceções sempre podem acontecer em qualquer planejamento”, acrescentou.
Para a segunda etapa das eleições, a expectativa da Justiça Eleitoral é de que a necessidade de substituição de urnas seja menor do que a registrada no primeiro turno. Danilo Pereira explicou que, embora os procedimentos de segurança e a estrutura de suporte sejam mantidos, a equipe espera uma operação mais tranquila. A avaliação considera, principalmente, a redução da complexidade da votação, já que haverá apenas um cargo em disputa. “Como o segundo turno é mais tranquilo, acreditamos que não haverá tantas trocas ou substituições de urnas como ocorreu no primeiro turno”, declarou.
A estrutura técnica continuará preparada para atender eventuais problemas. Dessa forma, mesmo que algum equipamento apresente falha durante a votação, a Justiça Eleitoral terá profissionais e urnas reservas disponíveis para realizar a substituição. O objetivo é evitar que ocorrências técnicas comprometam o andamento da eleição e assegurar que os eleitores possam exercer o direito ao voto.
A preparação dos locais de votação também envolve uma operação logística realizada antes do domingo eleitoral. Conforme Danilo Pereira, a distribuição das urnas eletrônicas será realizada no sábado, véspera da votação, com o apoio da Polícia Militar e dos Correios. Os equipamentos e os demais materiais necessários ao funcionamento das seções serão encaminhados aos respectivos locais, onde permanecerão preparados para o início dos trabalhos no dia seguinte.
A Polícia Militar participará da operação para garantir a segurança durante o transporte e a permanência dos equipamentos nos locais de votação. A organização antecipada permite que, na manhã de domingo, as equipes responsáveis já encontrem a estrutura montada. “No sábado, com o apoio da Polícia Militar e dos Correios, levamos as urnas para os locais de votação. A Polícia Militar garante essa segurança para que, no domingo pela manhã, quando o pessoal chegar para trabalhar, as urnas e todo o material já estejam nos locais”, explicou.
Além da distribuição antecipada, Danilo informou que as urnas passam por testes no sábado, como medida adicional de segurança e prevenção. A verificação busca assegurar que os equipamentos estejam funcionando corretamente antes da abertura da votação.
Mesmo com os procedimentos de preparação e os testes, ele ressaltou que não é possível eliminar completamente a possibilidade de falhas. Por isso, a estrutura de contingência continuará disponível para atender a qualquer ocorrência. “As urnas são testadas no sábado para garantir mais segurança e verificar se estão funcionando. Mesmo com tudo isso, de vez em quando, algum equipamento pode apresentar problema no dia da eleição. Mas temos outra urna para substituir”, afirmou.
A logística de transporte, os testes prévios, o reforço na segurança e a disponibilidade de equipamentos reservas integram o planejamento para assegurar o funcionamento das seções eleitorais durante o segundo turno.
Ao orientar os eleitores para o dia da votação, Danilo Pereira reforçou que quem compareceu ao primeiro turno deve retornar ao mesmo local, uma vez que não houve alterações nos endereços em Feira de Santana. Já os eleitores que não votaram na primeira etapa e desejam participar do segundo turno devem consultar antecipadamente o local de votação, caso não tenham essa informação.
Outro ponto destacado pelo chefe da Seção 156 é a necessidade de apresentar um documento oficial original com foto para a identificação na seção eleitoral. “Para quem votou no primeiro turno, pode ir ao mesmo lugar, sem nenhum problema. Para quem não votou e não sabe onde vai votar, é importante fazer a consulta. E lembrando sempre: leve um documento oficial original com foto para não ter dificuldade na hora da votação e da identificação do eleitor”, orientou.
Ele também recomendou que os eleitores que ainda não baixaram o aplicativo e-Título façam o procedimento com antecedência. O aplicativo reúne informações importantes para o eleitor, incluindo dados relacionados à situação eleitoral e ao local de votação. Segundo Danilo, a ferramenta também permite acessar outros serviços, como a obtenção de certidões e a emissão de documentos eleitorais. Quando necessário, o eleitor pode gerar os arquivos para impressão e providenciar a documentação antes de sair de casa.
A orientação é evitar deixar para baixar o aplicativo ou resolver pendências no próprio domingo da eleição, priorizando a organização antecipada para que o procedimento de identificação seja realizado sem dificuldades.
Ao final da entrevista, Danilo Pereira reforçou que a Justiça Eleitoral estará preparada para receber os eleitores no segundo turno e pediu que a população confira as informações necessárias antes de comparecer às urnas. A recomendação inclui confirmar o local de votação, separar um documento oficial original com foto e utilizar os canais de atendimento para esclarecer dúvidas sobre a situação eleitoral.
O chefe da Seção 156 também destacou a importância de que cada eleitor compareça à seção para registrar sua escolha, ressaltando que a estrutura estará organizada para garantir o exercício do voto. “Então, baixe o e-Título, leve seu documento com foto, vote e faça a sua escolha. Vote em quem deseja. A Justiça Eleitoral está aqui, pronta para receber o voto do eleitor no dia da eleição, no domingo”, concluiu.
Com os locais de votação mantidos, a distribuição das urnas programada para o sábado e as equipes técnicas mobilizadas para atender eventuais ocorrências, a Justiça Eleitoral trabalha com a expectativa de que o segundo turno em Feira de Santana seja mais rápido e tranquilo do que o primeiro.
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quarta-feira (21)
Feira de Santana Prefeitura garante gratuidade do transporte público no segundo turno das eleições
Micareta 2026 Micareta de Feira 2026 é lançada oficialmente com expectativa de 3 mil empregos e crescimento da economia local
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta terça-feira (20)
Distritos Prefeitura intensifica patrolamento de estradas para melhorar acesso aos distritos de Feira de Santana
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (19) 
Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 34°
Chuvas esparsas


