Há cerca de cinco dias a internet se diverte com o meme do ‘Patriota do Caminhão”. O manifestante bolsonarista ganhou fama nas redes sociais após viralizar em um vídeo onde foi flagrado agarrado ao pára-brisas de um veículo. Junior Peixoto, 41 anos, percorreu cerca de 6km pendurado no caminhão e afirmou, em entrevista à Folha de S. Paulo, que “estava certo de que iria morrer”.
De acordo com o empresário, o trajeto pelo qual foi carregado durou aproximadamente oito minutos. Uma pessoa, que estava à beira da estrada e presenciou a cena, registrou as imagens inusitadas e publicou na internet, o que foi suficiente para ativar a criatividade dos internautas. O motorista do caminhão que levou o bolsonarista também gravou o momento.
Entretanto, ao contrário da diversão gerada pelo vídeo, Peixoto afirma que a situação não teve nada de engraçado, pelo contrário, em algum momento, ele acredita que o caminhão tenha passado dos 100km/h, e isso o fez ficar assustado. "Quando o caminhão começou a desenvolver velocidade, eu estava certo que iria morrer. Estava convicto que aquele era o meu último dia de vida", revelou o empresário.
Como tudo começou
Peixoto é morador de Caruaru, município de Pernambuco. O meme nasceu no feriado de Finados, na quarta-feira (2/11), em uma manifestação pró-Bolsonaro, na cidade pernambucana. Na ocasião, os manifestantes fecharam a BR-132, o que gerou congestionamento.
Devido às longas horas de protesto dos bolsonaristas, Peixoto afirma que decidiu ir até o local para levar água e refeição para os manifestantes. Ao chegar no local, os participantes estavam conversando sobre a desbloqueio de uma das faixas da via, para que caminhões com cargas perecíveis e carros de passeio pudessem passar, momento em que começaram a retirar as pedras e pneus que impediam a circulação na BR.
“Quando começaram a liberar eu escutei quando o motorista colocou a marcha no caminhão. Virei para ele e acenei. Eu estava a uma distância de 2 metros do caminhão e gesticulei pedindo um pouco de paciência”, explicou o empresário. Segundo Peixoto, o motorista do caminhão, aparentemente, não entendeu o pedido para esperar e pode ter pensado “que iria fechar a BR novamente, e aí ele acelerou”.
Como o “patriota” estava perto do caminhão e com as mãos levantadas gesticulando, ao ver que o motorista avançou e se aproximou, a reação imediata foi agarrar os limpadores do pára-brisa do veículo. "Graças a Deus que eu tive essa reação, porque hoje eu poderia estar morto. Ele acelerou a máquina para o meu lado e veio com tudo", contou ele à Folha de S. Paulo.
O que ocorreu com o “Patriota do Caminhão”?
De acordo com Junior Peixoto, não houve diálogo com o motorista do caminhão durante os quase oito minutos em que foi carregado, nem quando, finalmente, conseguiu descer. Mas, em dado momento do percurso, o empresário afirmou ter encarado o dono do veículo e perguntado se a intenção dele era o matar. "Fixei o olhar, por umas duas ou três vezes, e perguntei: ‘você vai me matar, não é?’. Acho que começou a pesar a consciência dele e ele começou a parar”, relatou.
Peixoto foi deixado em um trecho da estrada mais afastado da cidade. Após descer o pára-brisas do caminhão, o bolsonarista disse que voltou para casa de carona. Conforme a versão do empresário, o motorista não quis conversar quando parou o caminhão, falou apenas que não queria se envolver em confusão.
Ao chegar em casa, o eleitor do presidente Jair Bolsonaro (PL) não contou sobre o ocorrido para a esposa. A família de Peixoto tomou conhecimento do episódio no dia seguinte, quando o vídeo viralizou nas redes sociais. "Eu iria falar [com a família], mas gradativamente. Não iria dizer tudo de uma vez. Mas a internet não perdoa”, afirmou.
Com a repercussão, Peixoto confessa não ter ficado confortável e não acompanhou os memes criados pelos internautas. “Confesso que estou bastante assustado, porque este não é meu universo [redes sociais]. Me senti exposto. Inclusive, teve um site que divulgou meu nome e minhas mídias sociais”, lamentou, em entrevista à Folha de S. Paulo.
O motorista do caminhão ainda não foi identificado.

Relembre o caso
O bolsonarista ficou pendurado em um caminhão durante as manifestações contra a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente, no segundo turno das eleições. O assunto se tornou um dos mais comentados nas redes sociais nesta quinta-feira (3/11) e gerou uma série de memes.
"Vou parar ali para você descer, você desce, beleza? Não quero confusão, velho, tô trabalhando. Saí da minha casa... tenho três filhos", diz o caminhoneiro no vídeo gravado por ele mesmo e divulgado nas redes sociais. Outros vídeos viralizaram na internet no mesmo dia, mostrando o bolsonarista sendo levado pelo caminhão por vários ângulos, e logo o tema gerou uma série de piadas nas redes sociais.
Os bloqueios ilegais de rodovias aconteceram em várias cidades brasileiras, realizados por bolsonaristas que não aceitam o resultado das eleições e pediam intervenção militar, como estratégia para impedir que Lula assuma o poder em janeiro de 2023.
NÃO TO TANKANDO ESSE KKKKKKKKKKK PQP pic.twitter.com/s1HP6WNh7h
— leo saquetto (@leosaquetto) November 3, 2022
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



