Segunda, 29 de Dezembro de 2025 07:58
75 98160-8722
Política Eleições 2022

Juiz eleitoral fala sobre trabalho da Justiça e propaganda eleitoral irregular

Régio Xavier explica como denunciar.

21/10/2022 12h52 Atualizada há 3 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: ASCOM / Câmara Municipal
Foto: ASCOM / Câmara Municipal

As pessoas que trabalham no cartório eleitora de Feira de Santana já começaram a trabalhar desde o primeiro turno das eleições, desde de treinamento de mesários a confecção de manual. O juiz eleitoral de Feira de Santana Régio Xavier voltou a falar como estão os preparativos para a eleição na cidade. “A Zona 154 já começou hoje a fazer a sua auditoria e as urnas já estão lacradas desde o primeiro turno. Estamos fazendo procedimentos para a verificação da integridade física da urna, da bateria, teclados. Fazemos uma auditoria que consiste numa votação simulada tanto para os servidores como também para quem quiser presencial a sessão porque ela é pública”.

Logo após, será a impressão de chamada “zerézima”, documento impresso pela urna para constar que consta zero votos em todas elas. “Depois olhamos se o que foi votado coincide com o boletim de urna, que é outro documento impresso”.

O juiz falou ainda sobre um dos lacres que é retirado dos oito que são colocados. Ele explicou que ele é rompido para a retirada da mídia para a apuração do primeiro. “Agora a mídia será recolocada e mais um lacre será colocado, voltando a ter todos os oito lacres”.

Propagando eleitoral irregular

Sobre propaganda eleitoral irregular, o juiz disse que ela pode ser denunciada pelo aplicativo Pardal, baixado gratuitamente pelo celular como também diretamente na Zona Eleitoral Respectiva. Compete a Zona 155 essa verificação, ressalta o juiz.          

“Você pode colocar a propagando em um muro particular desde que o dono autorize. Não é permita a fixação de propaganda, cartazes e adesivos em locais públicos como poste, placas de sinalização, prédios públicos, como vimos no Juizado Especial de Pequenas Causas de Feira de Santana. Ali configura crime e a Justiça Eleitoral está coibindo isso”.

Propaganda na Uefs

Régio diz que a faixa “Fora Bolsonaro” colocada na Uefs é “absolutamente proibido”. “A autonomia da universidade não autoriza esse tipo de propaganda. Provavelmente alguma denúncia já foi feita e foi possibilitado o prazo para retirada. Isso configura crime e inclusive o reitor pode ser responsabilizado”

A coligação do presidente Jair Bolsonaro pediu ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-BA) a retirada de faixas e outdoors na instituição com mensagens contrárias ao ele.

A medida responsabiliza a Associação dos Docentes da Uefs e o reitor da instituição, Evandro do Nascimento, que denunciou dois homens por intimidação. A representação contra a associação de docentes e o reitor pediu ainda multa de R$ 30 mil em caso de recusa na retirada do material contrário ao presidente.

Com informações do repórter Edvaldo Peixoto e Bahia Notícias

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.