Segunda, 29 de Dezembro de 2025 09:58
75 98160-8722
Política Nomeação

Ex-prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda ganha cargo na prefeitura de Salvador

Marlyuda Barbuda é alvo de uma investigação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por suspeita de recebimento de salários de forma indevida.

20/10/2022 07h28 Atualizada há 3 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia Notícias
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ex-prefeita de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador, Marlylda Barbuda dos Santos ganhou um cargo na prefeitura da capital baiana nos últimos dias. Ela foi nomeada para o cargo em comissão de Coordenadora Regional, da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed). O ato foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última quinta-feira (13). 

De acordo com o Portal da Transparência do município, o cargo tem como remuneração R$ 2.250,51 de renda bruta e R$ 2.651,33 de remuneração total. Segundo apuração do Bahia Notícias, a vaga era de indicação do deputado federal e vereador licenciado Joceval Rodrigues (Cidadania), que perdeu ao menos sete cargos na prefeitura de Salvador após aderir à candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo da Bahia. 

Marlylda Barbuda já foi filiada ao PSB e decidiu apoiar a candidatura de ACM Neto (União) ao governo da Bahia em 2022. Ela também disputou o pleito do último dia 2 de outubro: agora filiada ao PP, a ex-prefeita tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, mas sem sucesso. Ela recebeu 3.346 votos. 

Suspeita de irregularidade

Marlyuda Barbuda é alvo de uma investigação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por suspeita de recebimento de salários de forma indevida. Marlyuda é professora concursada pela Prefeitura de Salvador e antes de assumir a gestão de Itaparica, ela ocupava o cargo de coordenadora pedagógica nível 2, na Secretaria de Educação (Smed). 

O relatório do TCM aponta que ela teria, entre os anos de 2017 e 2018, acumulado as remunerações das duas funções, o que é proibido por lei. Procurado pela reportagem, o tribunal informou que o processo ainda está em análise pelo gabinete do conselheiro relator, Mário Negromonte.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.