Segunda, 29 de Dezembro de 2025 09:57
75 98160-8722
Política Eleições 2022

Campanha de Neto acusa adversário de divulgar fake news sobre debates

A campanha de ACM Neto (União Brasil) acusou ontem o adversário Jerônimo Rodrigues (PT) de divulgar fake news em rádios do interior do estado .

19/10/2022 08h15
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A campanha de ACM Neto (União Brasil) acusou ontem o adversário Jerônimo Rodrigues (PT) de divulgar fake news em rádios do interior do estado. Segundo a oposição, o petista, nas inserções do rádio, tem dito que ACM Neto é quem está fugindo dos debates eleitorais no segundo turno das eleições. 

“É um absurdo a divulgação de uma mentira deslavada como essa. Ao invés de divulgar fake news e mentir para as pessoas, Jerônimo poderia voltar atrás e debater comigo o futuro da Bahia”, atacou ACM Neto. No segundo turno das eleições, o candidato do PT se recusou a participar dos debates das emissoras Aratu, Record e da Bandeirantes. 

Anteontem, em entrevista à TV Bahia, Neto disse ainda que a campanha petista também confundiu o eleitor sobre a votação para governador e presidente.  

“No primeiro turno, houve por parte dos nossos adversários uma tentativa de confundir os eleitores. Eu chegava no interior e muita gente parava e me perguntava: 'é verdade que, se eu votar no governador de um partido e no presidente de outro partido, o voto do presidente vai ser anulado? Eu dizia: claro que não’. É uma oportunidade que eu tenho agora de me dirigir diretamente a vocês (eleitores). Você pode votar no presidente que você quiser. O primeiro voto é o voto do governador, é o voto no 44 e você confirma. Depois você escolhe o presidente do seu coração”, declarou. 

Autodeclaração 

Em entrevista à Band Bahia, Neto deu uma calibrada no discurso sobre autodeclaração como pardo, e disse que a polêmica serviu como "aprendizado". Neto afirmou também que não irá alterar o dado na Justiça Eleitoral porque, segundo ele, a legislação não permite mais. 

"Na minha vida, eu sempre levo tudo como um aprendizado. Eu percebi que algumas pessoas ficaram inconformadas com essa minha autodeclaração, que contestaram o fato de eu ter me autodeclarado pardo, ou mesmo até que acharam que eu estava tendo algum benefício. Eu não tive nenhum benefício. Não recebi nenhum centavo a mais do meu partido, por ter me autodeclarado pardo, mas levo um aprendizado. Vejo que, para uma parcela da população, a autodeclaração não tem a ver com a identificação de cor, tem a ver com a experiência", declarou ele. 

Neto disse ainda que se autodeclarou dessa forma porque na carteira de identidade - registrada no Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) - também está como pardo, e ele já havia se identificado na eleição de 2016. "Respeito às pessoas que me contestaram, mas nada foi feito com a intenção de ter qualquer benefício. Foi feita com a intenção de preservar a coerência com o que já existia em 2016 e na minha carteira de identidade. Mas é um aprendizado, e vou levar isso para frente na minha vida pública", pontuou. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.