Quarta, 12 de Novembro de 2025 20:51
75 98160-8722
Bahia 5G

Feira de Santana ser a próxima cidade baiana a receber sinal 5G

A expectativa é de que a partir de 1º de janeiro de 2023, a nova rede chegue aos municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 500 mil habitantes.

23/09/2022 08h52
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

Com a promessa de trazer ainda mais velocidade e alta taxa de resposta de comando para os internautas, além de maior economia energética do consumo de bateria, a internet 5G chegou a algumas localidades de Salvador em agosto. A quinta geração de redes móveis já está disponível em 77 bairros da capital, entre elas Brotas, Pituba, Rio Vermelho, Piatã, Stiep, Parque Bela Vista, Armação, Barra, Caminho das Árvores, Costa Azul, Federação, Jardim Placaford, Matatu, Nazaré, Santa Teresa, Patamares, São Marcos, Amaralina, Barbalho, entre outros.

Salvador foi a segunda cidade do Nordeste a receber o sinal. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, os telefones celulares com tecnologia 4G, 3G e 2G continuarão funcionando, assim como nas outras evoluções das redes móveis. Segundo a empresa, ainda não existe expectativa quanto a descontinuidade das tecnologias anteriores em curto prazo.

A Vivo, operadora telefônica, salienta que a mudança entre as tecnologias de rede deve acontecer também de forma gradual, como ocorreu com as demais tecnologias. Atualmente, a companhia já conta com mais de 3,1 milhões de clientes com aparelhos compatíveis com 5G.

Seguindo o cronograma divulgado pela Anatel, o próximo passo é implantar o 5G em Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém, com data prevista para a partir de 28 de outubro deste ano. A expectativa é de que a partir de 1º de janeiro de 2023, a nova rede chegue aos municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 500 mil habitantes. Com isso, Feira de Santana deve ser a próxima localidade baiana a receber o sinal, como afirma Bruno Talento, diretor de vendas da TIM Nordeste, que destaca ainda que as propriedades do novo sinal devem proporcionar um grande salto tecnológico para a sociedade.

“As três características do 5G possibilitam uma série de desenvolvimentos, com frentes na área de cirurgia à distância, educação à distância, coleta de informações em tempo real, diversas linhas na área de segurança, na área de transporte, de limpeza pública. Então tem muita coisa que pode ser desenvolvida utilizando essas aplicações”, comenta o diretor.

Para utilizar o 5G puro é necessário ter o aparelho adequado. É necessário ainda entrar em contato com a operadora para verificar se o aparelho e o plano de serviços contratado são compatíveis com o sistema.

Para Jefferson Nascimento, que é morador do bairro de Piatã e estudante de Ciência da Computação, a troca do aparelho com o foco apenas em mudar de sinal ainda não compensa. “Se fosse para trocar só para utilizar essa função, não valeria a pena. Porque você ia ter um acesso de Internet mais rápido, com uma capacidade de transmissão melhor e o consumo de energia iria diminuir. Por outro lado, você poderia gastar mais dinheiro utilizando pacotes de rede e investindo em um novo celular. O 5G vale a pena, mas no Brasil o orçamento é sempre caro, consequentemente, não será para todos”, salienta.

Já para a influenciadora Cah Fernandes, que reside no Cabula, e é criadora da página Pretitudes, o acesso a uma tecnologia mais rápida pode contribuir com a produtividade da sua rotina. “O meu celular ainda não é compatível com o 5G (...), e infelizmente a maioria dos celulares ainda não são, mas eu pretendo fazer uma troca para ter acesso. Como trabalho com internet ter uma rede mais rápida e de melhor alcance é crucial e às vezes passo perrengue por isso. Acredito que o 5G vai facilitar minha vida”, destaca.

Ainda de acordo com Bruno, o crescimento em relação a adesão do 5G tem sido boa e a expectativa é de que a migração para essa rede aconteça num prazo menor do que foi a migração para a rede 4G. Com isso, esse processo de saída dos usuários do 4G para o 5G deve acontecer em menos de 4 anos e meio.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.