A Bahia tinha 1,485 milhão de pessoas de 2 anos ou mais de idade com pelo menos uma deficiência em 2019. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, um estudo inédito mostrou que 10,3% da população baiana nesse grupo etário, ou 1 em cada 10 pessoas de 2 anos ou mais, tinha muita dificuldade ou não conseguia de maneira alguma enxergar, ouvir, se locomover, utilizar os membros superiores ou realizar atividades habituais.
Entre as dificuldades habituais apontadas estão a dificuldade em se comunicar/ brincar - mesmo se usasse aparelhos para auxiliar nessas funções (como óculos, aparelhos auditivos, próteses etc). O estudo ainda apontou que em 2019, a proporção de pessoas com deficiência que trabalhavam (24,5%) era quase metade das pessoas sem deficiência (56,5%).
“Ter ao menos uma deficiência significava, em 2019, estar em franca desvantagem nos principais indicadores do mercado de trabalho - e isso tanto na Bahia quanto no Brasil como um todo e em todas as 27 unidades da Federação”, diz o IBGE.
Segundo os dados do Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)/ Ministério da Educação, em 2019, na Bahia, menos da metade das escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental (49,1%) e do Ensino Médio (42,4%) tinham infraestrutura adaptada para estudantes com deficiência, porém 4 em cada 10 pessoas com deficiência eram analfabetas.
Ainda segundo o estudo levantado pelo IBGE, revela que 4 em cada 10 pessoas com deficiência eram analfabetas. “As restrições no acesso à educação formal e as desvantagens enfrentadas no mercado de trabalho contribuíam para que 8 em cada 10 pessoas com deficiência na Bahia (79,6% do total, ou 1,182 milhão) vivessem, em 2019, em domicílios com rendimento mensal per capita menor que um salário mínimo, o que, na época, correspondia a menos de R$ 998 por pessoa”, declarou o Instituto.
Chuvas na Bahia Alerta é de chuva intensa em Salvador e mais de 140 cidades baianas na quarta-feira; veja previsão do tempo
Irregularidades Prefeituras baianas são alvo de investigação por irregularidades na divulgação de gastos públicos; veja a lista
Bahia Em Brasília, Jerônimo Rodrigues debate prioridades na segurança, saúde e agricultura familiar com deputados federais da bancada baiana
medicina em Cuba Governo da Bahia abre 60 vagas para estudantes de baixa renda cursarem medicina em Cuba
Reestruturação AL-BA aprova por unanimidade proposta do MP-BA para reestruturação do sistema de Justiça no interior
COP30 Jerônimo apresenta experiências da Bahia em transição energética e articula parcerias na COP30 
Mín. 19° Máx. 21°
Mín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo limpo



