Todo cuidado é pouco quando estamos falando de energia elétrica, pois uma descarga pode ser fatal. De janeiro a junho deste ano, 949 ocorrências foram registradas envolvendo situações perigosas com eletricidade. Do total, 384 pessoas perderam a vida. De acordo com Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), situações de curtos-circuitos, fugas de corrente, ausência de manutenção, dimensionamento incorreto das instalações e outros fatores que podem resultar em choques elétricos ou incêndios em comércios, residências ou indústrias, e até mesmo em hospitais.
No ranking nacional, o estado da Bahia está entre os três estados com 45 pessoas mortas após acidente envolvendo eletricidade, conforme o último levantamento divulgado pela Abracopel no mês de julho.
“Esse número está dividido em 3 tipos de acidentes: choque elétrico, incêndio e raio. Na residência, que é o segundo local com maior número de acidentes e mortes (só perde para rede aérea), as principais causas são as instalações elétricas precárias (fio partido, extensões e eletrodomésticos/eletrônicos). A Bahia foi o estado que sempre esteve em primeiro lugar no ranking de mortes por choque elétrico, porém desde 2019 ela perdeu este triste pódio para São Paulo (59) e Pernambuco (49). Porém, o Nordeste continua campeão absoluto de mortes por choque elétrico”, disse o engenheiro e diretor-executivo da Abracopel, Edson Martinho.
O engenheiro eletricista e diretor da Engerey Painéis Elétricos, Fábio Amaral, o número de casos de choques elétricos deste ano é superior ao do ano anterior. Para ele, um dos principais fatores que contribuem para este tipo de acidente é a falta de qualidade na instalação ou gambiarra elétrica.
“No que tange ao choque, por exemplo, há uma norma [NBR 5410] que obriga o uso do Dispositivo Diferencial Residual (DR) nas instalações elétricas. A função do aparelho é detectar fugas de corrente elétrica, como uma criança colocando o dedo na tomada, e assim desligar o circuito elétrico, impedindo os acidentes ocasionados por choques elétricos, mas infelizmente a regra continua sendo ignorada”, afirma o especialista.
Fábio Amaral ainda pontuou que a quantidade de ocorrência de incêndio em hospitais causados pela eletricidade dobrou em relação ao ano anterior. Somente este ano foram registrados 441 acidentes por incêndios, sendo que 33 delas foram fatais. “Diante desse estudo, é notório que os incêndios em hospitais estão se tornando uma constante e trazem riscos não só para os pacientes, mas também para os trabalhadores do estabelecimento”, lamentou Fábio,
Distribuidora responsável pelo fornecimento de energia na Bahia, a Neoenergia Coelba alertou a população sobre a importância de ficar atento a algumas orientações que podem evitar acidentes. “Antes de iniciar qualquer construção, é preciso se atentar ao fato de que paredes, janelas e sacadas não podem estar a uma distância inferior a 2,5 metros da rede de energia. É recomendado também verificar o estado da fiação do aparelho antes de conectá-lo à tomada. Caso o fio esteja desgastado em algum ponto, existe o risco de choque elétrico. A atitude preventiva também deve estar presente após o manuseio de água. É essencial estar devidamente calçado e seco ao entrar em contato com qualquer tipo de eletrodoméstico ou aparelho eletrônico”, orientou a Coelba.
Chuvas na Bahia Alerta é de chuva intensa em Salvador e mais de 140 cidades baianas na quarta-feira; veja previsão do tempo
Irregularidades Prefeituras baianas são alvo de investigação por irregularidades na divulgação de gastos públicos; veja a lista
Bahia Em Brasília, Jerônimo Rodrigues debate prioridades na segurança, saúde e agricultura familiar com deputados federais da bancada baiana
medicina em Cuba Governo da Bahia abre 60 vagas para estudantes de baixa renda cursarem medicina em Cuba
Reestruturação AL-BA aprova por unanimidade proposta do MP-BA para reestruturação do sistema de Justiça no interior
COP30 Jerônimo apresenta experiências da Bahia em transição energética e articula parcerias na COP30 
Mín. 19° Máx. 21°
Mín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo limpo



