Sábado, 20 de Abril de 2024 11:14
75 9 9702 9169
Bahia IR

Mais de 400 mil baianos ainda não declararam o Imposto de Renda

Contribuintes têm até o dia 31 de maio para declarar sem multa.

24/05/2022 08h10
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Romildo de Jesus
Foto: Romildo de Jesus

Faltando sete dias para o fim do prazo, a Receita Federal ainda aguarda cerca de 9 milhões de declarações do Imposto de Renda 2022 em todo Brasil. Na Bahia, 975 mil contribuintes declararam, a expectativa é de cerca de 1.377.470 baianos declarem. O prazo para enviar o documento sem multa termina em 31 de maio, após isso o contribuinte deverá pagar no mínimo R$ 165,74. Quem não declarar pode cair na malha fina da Receita Federal, sofrer restrições no CPF e até ser preso por sonegação fiscal.

Cerca de 25 milhões de brasileiros declararam o Imposto de Renda no país. Com base nos dados do ano anterior, a Receita Federal espera cerca de 34,1 milhões de declarações. A Receita Federal esclarece que o órgão não tem como determinar a quantidade das pessoas que realmente são obrigadas a entregar a declaração, porque isso depende do rendimento de cada um. A expectativa de entrega é feita com base no ano anterior, mas esses números podem ser maiores ou menores.

A declaração do imposto de renda deve ser entregue até o dia 31 de maio. Esse prazo já foi prorrogado e pessoas habilitadas que não declararem dentro do prazo estão sujeitas a multa, restrições no CPF e até ter o CPF cancelado e ser preso por sonegação fiscal. Saiba como isso acontece:

Quem declarar o Imposto de Renda após o dia 31 terá que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74. Esse valor é válido para contribuintes que não tenham impostos a pagar. Para aqueles que tiverem algum tipo de imposto pendente, o valor da multa corresponde aos meses em atraso, começando em 1% ao mês (a partir do mês de maio), podendo chegar até 20% do valor do imposto.

Além da multa, o contribuinte que passar do prazo de entrega da declaração terá o CPF suspenso, aparecendo nos canais de consulta como “Pendente de regularização”, o que impedirá a pessoa de realizar financiamentos; pedir cartões de crédito; tirar o passaporte; viajar para fora do país; se matricular em uma instituição de ensino; tirar a carteira de trabalho, entre outras coisas.

Quem não declarar o imposto de renda pode ter mais dores de cabeça com a Receita Federal e até com a justiça. Aquele que não enviar sua declaração pode cair na famosa “malha fina”, uma investigação detalhada de todas as movimentações financeiras com o objetivo de encontrar irregularidades fiscais. Isso acontece porque a sonegação fiscal é crime e em casos extremos pode levar à detenção de seis meses a dois anos e multa de duas a cinco vezes o valor do tributo, além da possibilidade de ter o CPF cancelado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.