Quinta, 13 de Novembro de 2025 06:02
75 98160-8722
Bahia São Félix

Vice-prefeito de São Félix volta a falar sobre pavimentação da BA-502

Bartinho garantiu que a obra será realizada e pediu paciência aos usuários da rodovia para aguardar os processos legais.

08/04/2022 09h41
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O vice-prefeito da cidade de São Félix, Bartolomeu Pereira da Silva, mais conhecido como Bartinho, falou sobre como está o andamento do pedido de pavimentação da BA-502. Ele disse que ainda não teve a audiência com o secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), Marcus Cavalcanti, mas teve a informação de que o processo de licitação está encaminhado e possivelmente entre abril e maio sairá o certame para saber qual será a empresa que executará a obra.

O vice-prefeito havia falando no final do mês de março sobre o assunto. Bartinho destacou na época que faz esse pedido desde que era vereador do município de 2013 a 2020. Ele garantiu ainda que essa obra será realizada. “Nós estamos atentos. Eu e o prefeito Alex, como disse antes, já tivemos duas audiências em Salvador com o secretário desde o ano passado. É uma luta nossa, todos sabem disso. Temos a garantia do Estado que essa a obra será sim executada e só pedimos um pouco de paciência aos usuários desta BA para que o estado possa fazer o seu devido processo legal e logo em breve estará tudo resolvido”, disse.

Abastecimento de água na Fazenda Pilar

A outra informação que ele passou passar para o povo de São Félix, em especial o povo da Fazenda Pilar, é que na última terça-feira (5) teve uma audiência em Salvador com José Ubiratã Cardoso, diretor de Operações do interior da Embasa, em Salvador. “Ele é o homem que comanda as operações do interior. E nós estivemos acompanhados do deputado estadual Osnir do PT. Temos um projeto pronto para uma obra de abastecimento nessa localidade. O prefeito Alex garantiu que o município daria contrapartida para a execução da obra de abastecimento de água por parte da Embasa para a Fazenda Pilar”, ressaltou.

A contrapartida é a retroescavadeira para fazer o serviço de escavação e a Embasa daria a tubulação, os explosivos porque essa é uma região que tem muita rocha. “Ficou tudo certo. O projeto foi concluso com tudo no papel e na terça-feira o José Ubiratã autorizou a diretoria regional de Santo Antônio de Jesus, que tem Gildeone Almeida como gerente regional, a executar obra de abastecimento de água da Fazenda Pilar por parte da Embasa em parceria com a prefeitura”, garantiu.

A região da Fazenda Pilar, como é de conhecimento de todos, lembra o vice-prefeito, é uma região que sofre muito por falta d'água. “Ela não tem vertentes e no período de seca, de estiagem, precisa de ações da Prefeitura com os carros pipa que na verdade para ele é só um paliativo.

“Não soluciona o problema. Vai lá, coloca água e na semana seguinte as pessoas estão precisando novamente. Às vezes tem problema de estrada, às vezes é um período que dá uma chuva, tem lugares que o carro não tem acesso e para resolver esse problema nós estamos nessa luta já há muito tempo para que a EMBASA possa colocar a água tratada, água potável para o povo do Pilar”, explica.

Quando ainda era vereador em 2013, Bartinho disse que teve uma audiência com o na época secretário Otto Alencar, da Secretaria de Infraestrutura, em que pediu a intervenção dele para viabilizar a água para a Fazenda Pilar.

“Naquela época ele chegou até a falar com a gente que era possível se fazer da sede do município puxando ali pela BA que desce para Maragogipe até a Fazenda Pilar. Mas agora, com a passagem da água de da Pedra do Cavalo para Maragogipe, vai ser possível abastecer o local com este sistema de abastecimento que foi pra Maragogipe. “Serão 250 a 300 famílias atendidas nessa primeira etapa que se iniciará nos próximos dias. São mais de 12 mil metros de tubulações. Só em tubulações a Embasa vai investir quase R$ 500 mil e mais R$ 100 mil em explosivos, porque são muitas rochas naquela região. E mais a contrapartida do da Prefeitura para viabilizar o sistema com mais rapidez e a Embasa não precisar fazer licitação para execução da obra”, disse.

Outras regiões também serão beneficiadas, destaca Bartinho. Isso porque, segundo ele, no momento que você atender com água da Embasa a Fazenda Pilar irá se poder utilizar o carro pipa para atender melhor outras comunidades que estão longe da rede da Embasa. “Esperamos também que logo será possível elas serem atendidas com o sistema de abastecimento de da Embasa, mas por enquanto teremos que continuar fazendo isso através desse carro pipa”.

Transporte alternativo

O vice-prefeito falou ainda sobre o transporte alternativo realizado pelas topics na cidade. É as que ficam parando no ponto de Muritiba. Segundo um taxista, não existe a fiscalização do local prometida em uma reunião que a categoria teve com a Prefeitura para impedir que as topics parem no local para pegar passageiros e prejudiquem o seu trabalho. “Achei que esse problema já estava resolvido. É a primeira vez que eu vejo uma reclamação após essa reunião da qual participei. Tomarei conhecimento do assunto com a gestão. Os donos de topics se comprometeram de não fazer isso, mas vamos tomar providência”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.