Faltando três dias para o fim da janela partidária, que é quando os candidatos podem fazer a mudança de partidos para concorrer as próximas eleições, o deputado federal Félix Mendonça Junior falou sobre como está o PDT e suas pretensões. O partido na Bahia apoiará Ciro Gomes, candidato do partido à presidência.
O deputado disse que a legenda já tem uma boa nominata para candidatos a deputado estadual e federal. Ele disse que os próximos três dias parecerão três séculos, principalmente no que diz respeito a política baiana. “São tantas mudanças para as eleições que acontecem todos os dias. São candidatos que deixam de ser candidatos, candidatos que não aceitam ser candidatos”.
José Ronaldo no PDT
Sobre a possibilidade do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, ir para o partido, Mendonça disse que ele é um grande nome da política baiana, pessoa séria, que tem serviço prestado, não apenas para Feira de Santana e região, mas para toda a Bahia. “Ele é o nome de qualquer partido gostaria de ter e pretendo tê-lo. No PDT, não podemos recebe-lo apenas para ser um candidato a majoritária. Não posso prometer a ele entrar no PDT para participar da chapa majoritária. Se ele não tiver apenas essa intenção, o partido está de portas abertas para ele”, diz.
Informações deram conta ainda que o pedido de filiação de José Ronaldo teria vindo da executiva nacional do partido. José Ronaldo teria ido para Brasília com Léo Prates para conversar sobre essa possível filiação e isso teria deixado o deputado insatisfeito. Questionado sobre se essa informação era verdadeira, Félix disse que o seu relacionamento com o partido era de longo prazo, de amizade, de respeito e de confiança.
“E é essa confiança não permite que eu duvide do meu presidente Carlos Lupi e do meu candidato a presidente Ciro Gomes. A ida dele a Brasília, para mim, é tranquila. O Léo Prates foi com o Ronaldo e não tem nenhum problema. Eu não tenho nenhuma preocupação, nem ciúmes. Isso para mim é muito tranquilo e não interfere em nada. Não fiquei chateado, pelo contrário”, explica.
Chapa majoritária
Muito se falou sobre um nome do PDT para compor a chapa de ACM Neto como vice. Falou-se do nome da irmã do deputado, Andréa Mendonça, também da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos. O próprio Carlos Lupi, presidente nacional da legenda, chegou a afirmar de que já estava 99% acertado de que o nome seria do PDT para compor a chapa de ACM Neto.
Mendonça disse que a legenda não tem a expectativa e a esperança de participar da chapa majoritária. Ainda conforme o deputado, tudo continua ainda em conversação e deve demorar mais um ou dois meses. “Não mudou nada até agora”.
Apoio de Neto a presidência
O deputado disse ainda que abriria mão da vice na majoritária de ACM Neto se ele apoiasse Ciro Gomes para presidente da República. Até o momento, o ex-prefeito de Salvador não sabe se apoia Ciro Gomes, João Doria ou Sérgio Moro. Para o partido e para o deputado, o ideal seria esse apoio de Neto a Ciro.
“Um apoio desses é muito maior do que uma participação na chapa majoritária. Sabemos que isso é difícil. E Neto nunca prometeu esse apoio exclusivo, até porque sabemos das diversas correntes que apoiam ex-prefeito Salvador, inclusive o PDT, ele não pode firmar o compromisso com um apenas”, disse.
Vice mulher
A candidata a vice deve ser uma mulher, opina Félix. No PDT, o deputado disse que existem várias mulheres como as que já foram citadas e ainda outras, como Juliana Araújo, prefeita de Morro do Chapéu, Nay Grilo, de Ribeira do Pombal e Keinha, prefeita de Araci. Para o deputado, se Neto disser que vai ter que ser uma mulher, vai aparecer “um bocado de gente de batom, fantasiado de Muquiranas”.
Caso o partido não consiga a pré-candidatura a vice e nem o apoio de ACM Neto a Ciro, Félix afirmou que o partido não tem a possibilidade de voltar a apoiar o PT ao Governo da Bahia. “Se isso acontecesse, faríamos a eleição sozinhos sem voltar para o governo. Mas não tem nenhum motivo para rompermos com ACM Neto. Estamos conversando e vamos continuar conversando. E tenho certeza que acharemos a solução para as composições totais”, diz.
Republicanos exigindo o cargo de vice
O Republicanos, do deputado federal e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), Márcio Marinho, está firme de que quer o cargo de vice na majoritária de Neto e não abre mão disso. Esse pode ser mais um imbróglio para o PDT e para José Ronaldo Carvalho.
Na opinião do deputado, o Republicanos tem interesse e tem razão de querer porque é um partido forte. Mas tem o PSDB também com João Gualberto que é um excelente nome e tem o PDT, que pleiteia também. “Tem que sentar na mesa com calma e decidir. Não vejo nenhum problema para a composição. São todos os partidos que vão compor e em alto nível”, finalizou.
Transformação Nordeste se consolida como referência nacional em transformação digital
Chuvas na Bahia Alerta é de chuva intensa em Salvador e mais de 140 cidades baianas na quarta-feira; veja previsão do tempo
Irregularidades Prefeituras baianas são alvo de investigação por irregularidades na divulgação de gastos públicos; veja a lista
Bahia Em Brasília, Jerônimo Rodrigues debate prioridades na segurança, saúde e agricultura familiar com deputados federais da bancada baiana
medicina em Cuba Governo da Bahia abre 60 vagas para estudantes de baixa renda cursarem medicina em Cuba
Reestruturação AL-BA aprova por unanimidade proposta do MP-BA para reestruturação do sistema de Justiça no interior 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo



