A Prefeitura de Riachão do Jacuípe vai passar a comprar água dessalinizada do povoado de Mandassaia II após a assinatura do Termo de Intenção realizada na última quinta-feira, 17. O prefeito Carlos Matos, acompanhado do vice-prefeito Felipe Sales e do secretário de Agricultura e Meio Ambiente Emanuel Carneiro, promoveram um encontro para apresentar aos órgãos estaduais o sistema do Programa Água Doce na região.
O encontro reuniu também técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), do Núcleo Estadual do PAD/BA e do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Prefeito, comunidade e comitiva local recepcionaram a visita técnica dos órgãos na sexta-feira, 18, que conheceram em Riachão do Jacuípe o primeiro sistema de dessalinização do Programa Água Doce (PAD), implantado em 2015 na comunidade de Mandassaia II.
Pensando na sustentabilidade do PAD, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Prefeitura, pretende montar uma mini usina de envasamento na região de Riachão do Jacuípe para estimular a economia relacionada a água dessalinizada.
“Para que o sistema continue funcionando, seja para ofertar água de qualidade ou para agregar renda a comunidade através de projetos produtivos econômicos, é necessário que tenhamos um plano de ação de sustentabilidade após a implantação desses sistemas. Esse é o nosso grande desafio, de manter o PAD sustentável”, destacou Wilson Dias, diretor-presidente da CAR.
O diretor da CAR ainda parabenizou a iniciativa do prefeito, com a assinatura do termo, e prometeu se esforçar ao máximo para que a usina de produção de água para comercialização, seja uma breve realidade fazendo de Riachão do Jacuípe o primeiro município deste projeto, que a CAR e a SEMA vem desenvolvendo, a ganhar uma usina.
"Estamos juntos fazendo de Riachão do Jacuípe o primeiro município deste projeto que a CAR e a SEMA vem desenvolvendo, a receber inovações a partir da iniciativa do prefeito Carlos Matos", lembrou o secretário Emanuel Carneiro.
Representantes técnicos do Programa afirmaram que a Piscicultura, que já é realizada pelo Programa Bahia Pesca em outras comunidades baianas, é umas das possibilidades de ações que podem agregar ainda mais na sustentabilidade do PAD em Riachão, e que o sistema dessalinizador permite a utilização do recurso hídrico de qualidade também para a comunidade consumir.
Na sexta-feira, além da apresentação do sistema para os órgãos estaduais que estavam presentes no encontro, foram feitas visitas ao poço da água bruta e a fábrica de sequilhos mantida pela Associação da Mandasaia II que já se beneficia com a água dessalinizada.
Matrícula Renovação de matrícula da rede estadual inicia na segunda-feira (17)
Transformação Nordeste se consolida como referência nacional em transformação digital
Chuvas na Bahia Alerta é de chuva intensa em Salvador e mais de 140 cidades baianas na quarta-feira; veja previsão do tempo
Irregularidades Prefeituras baianas são alvo de investigação por irregularidades na divulgação de gastos públicos; veja a lista
Bahia Em Brasília, Jerônimo Rodrigues debate prioridades na segurança, saúde e agricultura familiar com deputados federais da bancada baiana
medicina em Cuba Governo da Bahia abre 60 vagas para estudantes de baixa renda cursarem medicina em Cuba 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo



