Quinta, 28 de Março de 2024 11:52
75 9 9702 9169
Educação Educação

Anaci Paim fala sobre ano letivo de 2022, reformas na rede municipal de ensino e vacinação

Secretária de Educação destacou o planejamento que está sendo feito pelo órgão para o futuro.

07/01/2022 09h23
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A secretária de Educação de Feira de Santana, Anaci Paim, falou sobre como vai a educação na cidade. Conforme ela, a rede municipal de ensino está concluindo o ano de 2021 e essas atividades ocorrerão até o dia 31 de janeiro. “A previsão para que iniciemos ao no de 2022 é em março. Os professores entram de férias a partir do dia 10 de fevereiro. São 30 dias de férias, de 10 de fevereiro a 10 de março. Retomamos com o planejamento e a seguir com o início das atividades em 21 de março”, explicou a secretária. Anaci disse que o calendário letivo do ano de 2022 já foi submetido à apreciação do Conselho Municipal de Educação.

No período em que não houveram aulas presenciais por causa da pandemia, a secretária afirmou que foi feito um planejamento com três etapas distintas. A primeira delas era a retomada do ano letivo de 2020 que começou em março 2021 e foi até 30 de julho. Logo após, começou-se o ano de 2021 que começou em 2 de agosto e está terminando no final de janeiro de 2022. “Tivemos a necessidade de incluir formas diferenciadas de atendimento. Entramos com a retomada pedagógica com a forma não presencial. Depois demos início ao chamado híbrido, mesclando presencial e não presencial, fazendo rodízio de turmas, e depois com o presencial”, disse.

Anaci disse ainda que as escolas que apresentavam qualquer indicador de notificação de Covid-19 entre os seus integrantes era recomendado a quarentena sugerida pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde.

Reformas

As escolas passaram ainda por reformas, mas nem todas elas tiveram condições de se concluir as obras em tempo hábil. As reformas continuaram e foi feito um cronograma diferenciado para atender aquelas que ainda estavam com necessidades de interferências na área física. “Para o início do ano letivo de 2022 a nossa expectativa é de que essas reformas que estavam com interferência estejam concluídas. O planejamento acontece também com outro rito de participação da comunidade porque vamos contar com os professores que foram convocados no concurso público e com os aprovados no REDA”, falou.

O programa de manutenção das escolas, ainda de acordo com a secretária, inclui pequenos reparos, adequações e reformas gerais. “Toda a rede está passando por esse tipo de cuidado. Todas estão passando por manutenção. Algumas fizeram só pintura, outras fizeram uma interferência maior. Estamos com uma centena de escolas que já foram contempladas por esse programa”.

Matrículas para 2022

Para as matrículas do ano letivo de 2022, Anaci Paim disse que primeiro está sendo concluído o reordenamento da rede e o edital deve ser liberado no final do mês de janeiro. “Os alunos devem estar matriculados em fevereiro, que é quando termina o período das aulas atuais. Para os alunos que querem manter a matrícula na mesma unidade escolas, as famílias devem confirmar com a escola. Basta a confirmação, não precisa haver uma nova matrícula”, explica.

O material para o kit aluno, com farda e material escolar, a secretária disse que já se tem nos depósitos da Secretaria de Educação e será entregue. “Nas últimas duas semanas estamos fazendo a entrega também do kit alimentação. Os alunos que estão matriculados na rede recebem um kit que é distribuído diretamente na escola. Começamos essa distribuição a partir dos distritos de Feira de Santana e até a próxima semana acredito que tenhamos atendido toda a rede”.

Além da merenda escolar, os alunos recebem esse kit que contém oito itens estabelecidos pelo grupo de nutricionistas da Secretaria.

Vagas para creche

Sobre a distribuição de vagas para creches na rede municipal no ano de 2022, a secretária destacou que quatro novas creches estarão sendo inauguradas no mês de fevereiro para funcionar no mês de março.

“Cada creche é em tempo integral e cada uma delas terá 150 vagas. Estamos contemplando 600 alunos em atividade integral com as três refeições na escola durante todo o ano letivo”, disse.

Pandemia continua

O momento que se vive atualmente no mundo é de uma nova variante, a ômicron. Para piorar a situação, existe ainda a junção da Influenza com a Covid-19, a Fluorona. Há ainda casos de H3N2. Questionada sobre se teme que essas doenças possam impactar e até mesmo atrasar o início das aulas em Feira de Santana, Anaci disse que essa é uma situação imprevisível e não dá para dizer hoje com segurança o que vaia acontecer em março, quando começa o ano letivo de 2022.

“É necessário que estejamos atentos, adotando todos os cuidados no meio escolar e em nossas casas sempre. Mas não podemos prever. O que estamos planejando são 200 dias letivos para 2022, todos com a metodologia presencial. Pode haver mudanças, mas, como disse, preciso estar atentos a todas as orientações sanitárias que estão sendo passadas”, explica.

A Secretaria também está preparada para imprevistos, garante Anaci. Segundo ela, a depender de como as coisas sejam conduzidas o plano pode ser modificado. “Para isso já temos um planejamento pronto. Temos 140 horas de produção de conteúdo digital que pode ser veiculado via TV e também pelas redes sociais pelo YouTube. Essa produção é resultado de um trabalho arrojado que fizemos com a nossa equipe técnica”, explica.

Se for preciso adotar as mesmas medidas de educação não presencial, o planejamento será bem mais fácil porque já se tem a experiência anterior. “A minha torcida, a minha esperança e o meu desejo é que tenhamos um ano letivo normal, sem nenhum tipo de interferência na oferta da regularidade das aulas”, diz.

Vacinação dos professores crianças

Anaci disse que acredita muito na ciência e no poder de imunização que as vacinas tem. “Acredito que, quanto maior o público contemplado, melhor será a nossa condição de vencer os desafios dessa pandemia”, disse.

Todos os professores já foram vacinados com 1ª e 2ª dose, com alguns esperando a 3ª dose para completar o tempo cronológico estabelecido. “Na próxima segunda-feira (10) teremos vacinação para os nossos professores completar a 3ª dose na Secretaria de Educação. Há um cuidado grande sobre essa situação. Todos os professores querem ter as três doses”.

Anaci espera ainda que a vacinação atinja o maior número de pessoas na população em geral porque a segurança será ainda maior. “Os indicadores que foram reduzidos, os efeitos que foram menos danosos é resultado da vacinação. Tivemos uma parcela grande da população vacinada e com certeza teremos melhores resultados quando todos tiverem tomado a sua 3ª dose e houver a condição de expandir para outras faixas etárias”, finalizou.

Com informações do repórter Reginaldo Junior

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.