Terça, 16 de Abril de 2024 19:58
75 9 9702 9169
Entretenimento Bahia

Veja quais os cuidados com fogos de artifício nas festas de final do ano

Se for participar de um evento no qual será realizado show pirotécnico, fique atento

28/12/2021 15h52
Por: Reginaldo Junior Fonte: Redação
Veja quais os cuidados com fogos de artifício nas festas de final do ano

 Responsáveis por espetáculos nos céus, os fogos de artifício são uma ameaça para os espectadores e para quem os utiliza. Acidentes que levam à amputação, queimaduras de todos os graus e até a morte já foram registrados nas festividades de final de ano.

 

Os espetáculos pirotécnicos deverão ser planejados e acompanhados por profissional devidamente capacitado (responsável técnico ou blaster), sendo atribuída a este a responsabilidade pelo evento.

De acordo com a Engenheira de Segurança Patrícia Suede, “Nesse período, as festas em áreas abertas ou fechadas que desejam fazer espetáculos pirotécnicos devem estar atentos a legislação, pois a realização de espetáculos pirotécnicos com utilização de fogos de artifício, pirotécnicos, artifícios pirotécnicos e artefatos são regulados pelo Exército brasileiro e deverão atender ao REG/T 03 – Espetáculos Pirotécnicos, bem como às prescrições da Instrução Técnica-30 do Corpo de Bombeiros da Bahia. Os fogos de artifício devem atender às prescrições estabelecidas no REG/T 02 e o evento precisa se regularizar junto ao corpo de bombeiros”.

Se for participar de um evento no qual será realizado show pirotécnico, fique atento se o mesmo foi vistoriado pelo Corpo de Bombeiros observando se há no local o AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros; é esse documento que comprova que o evento atendeu todas as normas de segurança e que foi vistoriado e aprovado para sua realização.

Confira algumas dicas para soltar fogos de artifício com segurança:

1.         Antes de usar um produto, leia cuidadosamente as instruções impressas nas embalagens e tenha cuidado ao segurar os fogos.

2.         Sempre use fogos em locais abertos; nunca atire fogos de lugares fechados, como carros ou residências;

3.         Sempre armazene fogos em local frio e seco;

4.         Não desmonte os fogos e nunca tente reutilizar aqueles que tenham falhado;

5.         Nunca atire fogos na direção de outras pessoas;

6.         Nunca faça experiências, modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifício;

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA -

Salvador - BA -

Sobre o município
Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é um município brasileiro e capital do estado da Bahia. Situada na Zona da Mata da Região Nordeste do Brasil, Salvador é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, também reconhecidas internacionalmente.
Feira de Santana, BA
Atualizado às 19h03
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 28°

24° Sensação
2.63 km/h Vento
95% Umidade do ar
100% (14.54mm) Chance de chuva
Amanhã (17/04)

Mín. 22° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (18/04)

Mín. 22° Máx. 26°

Chuva
Anúncio
Anúncio