Representantes da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Trânsito do município de Luís Eduardo Magalhães estiveram em Feira de Santana, nesta quinta (09), para conhecer tecnologias de gestão da mobilidade urbana e o Sistema Integrado de Transporte (SIT).
Na oportunidade, observaram a fiscalização de itinerários, linhas e horários com uso de software, bem como soluções que beneficiam o deslocamento do feirense no município. O Citgis, por exemplo, é a tecnologia utilizada pela Prefeitura de Feira que facilita na integração de dados relevantes da bilhetagem eletrônica dos ônibus com o monitoramento georreferenciado por satélite (GPS). Assim, toda a frota é acompanhada em tempo real tanto pelo poder público quanto pelo usuário que utiliza o aplicativo SIU Mobile.
O município do extremo Oeste baiano tem buscado reverter, nos últimos meses, uma crise enfrentada pelo setor em todo o país, acarretada com a pandemia, além da intenção de promover reestruturação técnica nesta área. Desta forma, prepostos do órgão conheceram soluções já implementadas no transporte público feirense pela Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT).
Como exemplo, o modelo de integração de passageiros entre ônibus por meio de bilhetagem com biometria facial e cartões eletrônicos – que permite ao usuário pagar uma só tarifa – foi apresentado pelo secretário da pasta, Saulo Figueiredo.
Centro de Controle Operacional
A programação ainda incluiu uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO) onde tiraram dúvidas sobre o formato de fiscalização com uso de modernas câmeras na segurança viária, além do acompanhamento em tempo real de todos os terminais de transbordo e estações de BRT (Bus Rapid Transit).
“Dispomos também de aplicativo [SIU Mobile] que oferece ao cliente do transporte prever a chegada dos ônibus, sem contar as câmeras instaladas em toda a frota e o sistema de GPS. Isso proporciona maior segurança e rapidez na mobilidade do cidadão”, destacou o secretário da pasta.
Outro ponto abordado no encontro foi sobre o Sistema Público de Transporte Alternativo e Complementar (STPAC) após o Governo Municipal ter decretado, em outubro, situação de emergência no serviço de transporte urbano e rural de passageiros. A nova operação terá alguns micro-ônibus com validadores eletrônicos, facilitando a integração aos ônibus do SIT e do BRT.
João Paulo Alves, secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, afirmou que “Feira é uma referência e isso habilita buscar conhecimento necessário às intervenções que visam melhorar o transporte de Luís Eduardo Magalhães”. Ainda na comitiva estiveram Adê Cerrado (superintendente de Trânsito), Larissa Macedo Batista (fiscal de Transportes) e Éder de Jesus Almeida (coordenador de Educação para o Trânsito).
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



