O vereador Emerson Minho (DC) denunciou, na manhã desta terça-feira (30), na Câmara Municipal de Feira de Santana, que os pneus recolhidos pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana e vão para o Ecoponto estão sendo enviados para reciclagem para a EBL através de uma empresa que reforma pneus, a Eli Pneus.
Segundo o vereador, no momento em que fiscalizava essa situação, não havia ninguém da Prefeitura Municipal o local. “Quando cheguei no local, não havia nenhum preposto da Prefeitura fiscalizando. Havia um rapaz que disse que trabalhava para Eli Pneus. Quando procuramos saber, é uma reformadora de pneus”, disse.
Ainda segundo o vereador, a pessoa que trabalhava para a reformadora foi questionado sobre o assunto. Primeiro ele respondeu ter contrato com uma pessoa de nome “Edilson” (que seria o chefe de Endemias adoc porque nunca teria sido nomeado). Depois havia dito que seu contrato era com a Secretaria de Saúde. Por fim, com EBL. “Ele ficou atrapalhado na situação. O fato é que quando cheguei lá, vi uma gama grande de pneus, mais de 600 de todos os tipos. Os carregamentos são feitos duas vezes por semana e por uma reformadora de pneus. Inclusive pararam de carregar quando nós estávamos lá”, disse.
Minho questionou a Secretaria de Saúde porque não é a Prefeitura que leva os pneus ao local, mas uma reformadora de pneus e não souberam lhe informar. O questionamento ele fez a Carlita Correia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. “Não posso provar o que houve, mas é estranho que o rapaz que transporta pneus é de uma reformadora. Precisamos saber com quem ele tem contrato”, questionou. Na Secretaria de Saúde, segundo o vereador, ninguém sabe informar nada sobre a situação.
Pelo que se sabe, os pneus eram recolhidos antes pela Secretaria de Serviços Públicos e levados ao aterro sanitário. Eles eram reaproveitados para fazer drenos. Em 2019, eles eram recolhidos diariamente pela Divisão de Epidemiologia da Secretaria de Saúde para um terreno localizado na avenida Francisco Pinto, no DNER. De lá, era levados pela EBL, que os triturava para a reciclagem. “Não posso falar com certeza que eles estão sendo reaproveitados e enviados de novo ao mercado, mas volto a repetir que é estranho que uma reformadora esteja fazendo esse transporte para a EBL. Queremos saber quantos pneus saem, a quantidade, o peso para ver se é a mesma quantidade que chega na EBL, já que não tem nenhum preposto para fiscalizar”, explicou.
O vereador está em busca de respostas. “É um trabalho bonito porque evita dengue, chikungunya e a zika, mas não pode haver dúvidas sobre ele. É do lixo que se tira muitas riquezas e quem sabe alguém pode estar se aproveitando disso”, finalizou.
Resposta da Secretaria de Saúde
A reportagem do Boca de Forno News entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde. Como resposta, o coordenador do Centro Municipal de Endemias, Edilson Matos enviou o comunicado. Nele, Edilson diz que como uma das ações de controle para o combate ao Aedes aegypti a coleta de pneus que são descartados a céu aberto sob as condições ambientais, podendo acumular água da chuva e abrigar ovos e larvas do mosquito.
Edilson diz ainda que alguns pneus são destinados para a Secretaria de Serviços Públicos para paisagismo, coletores de lixo em jardins e parques públicos, outros encaminhados para instituições de caridade e são utilizados como decoração de jardins, atividades artísticas e lúdicas, para a Polícia Militar para a organização de estandes de tiro, para academias que fazem circuitos de treinamento funcional e, por fim, alguns são entregues à empresa CBL Comércio e Reciclagem de Borrachas LTDA.
Leia o comunicado abaixo.
Venho por meio deste informar sobre o trabalho da equipe do Ecoponto no município de Feira de Santana. As ações para combate ao Aedes aegypti, vetor de arboviroses, estão sendo realizadas conforme preconiza o Ministério da Saúde com visita aos imóveis dos bairros; eliminação mecânica e química de focos; captura, identificação e análise do vetor e educação em saúde junto a comunidade de forma a evitar novos casos dessas doenças no município. Além dessas ações de controle, existe no município a coleta de pneus que são descartados a céu aberto sob as condições ambientais, podendo acumular água da chuva e abrigar ovos e larvas do Aedes aegypti. Visando a diminuição desses depósitos o Centro de endemias, através da equipe do Ecoponto, lotada no Departamento Nacional de Estrada e Rodagem (DNER) na Avenida Rio de Janeiro, s/n vem realizando desde 2002 o seu recolhimento e tratamento químico para direcionamento correto do material (doações para reciclagem) e destinação final (empresa). São recolhidos diariamente cerca de 800 (oitocentos) pneus, os quais possuem diferentes destinos. Alguns pneus são destinados para a secretaria de serviços públicos (paisagismo, coletores de lixo em jardins e parques públicos), outros encaminhados para instituições de caridade (decoração de jardins, atividades artísticas e lúdicas), para a polícia militar (organização de estandes de tiro), para academias (circuitos de treinamento funcional), e, por fim, alguns são entregues à empresa CBL Comércio e Reciclagem de Borrachas LTDA, CNPJ 58.865.114/0003-46, lotada na Rua Tapiraí, 427, Chácara Bom Viver, Distrito De Humildes, Feira De Santana- Ba, que realiza o recolhimento no DNER e o destino final correto. Mesmo em período de pandemia por Covid-19, o poder público municipal vem realizando a coleta de pneus.
Edilson Matos
Coordenador do Centro Municipal de Endemias
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



