Terça, 02 de Dezembro de 2025 21:41
75 98160-8722
Feira de Santana Áreas verdes

Diretor do Departamento de Áreas Verdes explica motivo na demora do cuidado de equipamentos públicos

Segundo João Falcão, com um contingente pequeno de trabalhadores é preciso haver um intervalo maior da volta de cada local.

26/10/2021 12h18
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: SECOM / FSA
Foto: SECOM / FSA

A população que mora na região da Av. Nóide Cerqueira tem reclamado da situação de abandono em que se encontra a via. João Falcão, diretor do Departamento de Áreas Verdes, destacou que a proposta de trabalho do departamento é que de 30 em 30 dias se volte a cada área verde que visitam. “Mas para isso precisamos de um contingente maior, de mais pessoas e equipamentos. Por isso aumentamos o tempo de volta ao local e com isso o mato aparece mais. No caso da Nóide, existe uma grama que é resistente e se desenvolve rápido. O trabalho é feito, o que pecamos é que deveríamos voltar com um tempo menor, o que não acontece hoje”, explicou.

João disse ainda que o órgão tem um planejamento de rotina de cuidar dos canteiros centrais, praças, monumentos e viadutos, mas como a equipe é reduzida dificulta um pouco a eficiência e a eficácia do trabalho. “Mas mesmo assim temos todo um cuidado e estamos trabalhando diuturnamente na manutenção dessas nossas áreas verdes. Temos hoje cadastradas e acompanhadas por nós 263 praças, 53 avenidas que em linha reta somam 85 km e 370 m² de área para cuidar”, completou.

No caso específico da Av. Getúlio Vargas, que segundo o diretor é uma das avenidas mais bonitas do Brasil, existe uma equipe fixa e um sistema de irrigação usado na molhação da grama e das árvores. “Esse sistema teve algumas avarias. Da mesma forma há também o problema da depredação, mas estamos dando a manutenção. Como existe a deficiência usamos carro pipa pela madrugada para molhar e ela fica a mais bonita possível”, disse.

Do mesmo modo, João disse que existe um esquema de poda com técnicos que acompanham fazendo visitação de toda a área para ver quais serviços precisam ser feitos. “Procuramos dar essa atenção a todas as áreas verdes do município seja sede, seja distrito”.

Parques que ainda estão fechados

Alguns parques de Feira de Santana continuam fechados. Um deles é o Parque da Cidade. João Falcão explicou que eles foram fechados por causa da pandemia. Com a vacinação avançado, o prefeito Colbert decidiu abrir gradativamente os parques. “Abrimos agora o Parque Erivaldo Cerqueira e há uma previsão de em novembro para que possamos revitalizar o Parque Frei Monteiro, o Parque da Cidade, para que possamos entregar com melhorias a comunidade”, finalizou.

Com informações do repórter Reginaldo Lima

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.