O deputado estadual José de Arimatéia (Republicanos) realizou na manhã desta terça-feira (5) uma ação em comemoração a Semana de Conscientização e Proteção aos Direitos dos Animais, instituída através da lei 13.472/2016. “Essa lei é de minha autoria e determina que na primeira semana do mês de outubro se conscientize a população sobre maus tratos e abandono dos animais que são crimes. Só em Feira são mais de 30 mil animais abandonados. Quem vai adotar tem que pensar bem porque ele não é seu objeto”, afirmou.
Segundo o deputado, hoje se os animais abandonados nas ruas é porque não tiveram atenção dos donos em cuidar. “Tem gente que chega de carro e abandona os animais em qualquer lugar. É falta de sensibilidade, de humanidade. As pessoas têm que valorizar aquilo que Deus criou e merecem atenção e respeito dos humanos”. A ação acontece ainda em outras cidades: Salvador, Itabuna e Ilhéus.
Apesar de ser lei, Arimatéria disse que o Governo do Estado não faz nem menção da Semana e nem mesmo pensa em trazer o Hospital Público Veterinário para o estado. Em 2016, Arimatéia esteve no Hospital Público Veterinário de São Paulo para ver o seu funcionamento “Esta na lei e o Governo deve colocar nas suas propagandas institucionais mostrando a existência dela, mas não faz isso. Imagine trazer para cá um hospital para os animais. Mas não vamos deixar de lutar”.
Atenção a causa do idoso
O deputado reclamou que o Governo do Estado não tem sensibilidade para causas como a dos animais e a dos idosos. “Nosso estado é um dos estados da Federação que não criou o Fundo Estadual para o Idoso para investir nas causas do idoso, o que faz com que as políticas públicas voltadas para eles sejam esquecidas”.
Conforme Arimatéia, o problema é tão serio que dos 417 municípios do Estado, apenas 85 deles criaram o Conselho Municipal do Idoso. “Desses 85, só dez cidade criaram o Fundo Municipal para o Idoso. Há um descaso com respeito a isso”.
Vereador participa de ação
O vereador Petrônio Lima (Republicanos) também participou da ação. Questionado sobre a importância de uma semana como essa, ele disse que as pessoas precisam se conscientizar sobre os cuidados com os animais. “Ela reforça o conhecimento, gera reflexão e incentiva as pessoas de agir em prol dos direitos dos animais”, completa.
O vereador lembrou ainda que as pessoas pegam um gato ou um cachorro para cuidar e, quando ainda pequenos, é uma novidade no lar. “Enquanto eles são pequenos o trabalho é menor, eles aceitam. Quando começa aparecer às dificuldades abandonam. E os animais abandonados passam doenças para os humanos virando caso de saúde pública”, disse.
Petrônio ressaltou que o deputado tem uma equipe que se disponibiliza estar nas ruas para ajudar na conscientização e incentivando a população sobre a responsabilidade com os animais. “Se você pega um animal para criar não pode abandonar. É uma vida. Nenhum ser humano gostaria de ser abandonado. Qualquer ser vivo tem o direito de ser cuidado”, finalizou.
Com informações de Reginaldo Junior
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quinta-feira (22)
Gastos José Ronaldo defende controle de gastos em festas juninas e confirma reconstrução de prédio da Secretaria de Saúde
Equipe Pedagógica Educação: retorno da Equipe Pedagógica marca início dos trabalhos do ano letivo
Indicadores da Saúde Prefeitura apresenta indicadores da Saúde em 2025 e destaca resultados “extraordinários”
Estações dos Vinhos Circuito Estações dos Vinhos volta a Feira com experiência sensorial, workshop e degustações de mais de 100 rótulos
Radar Radares de velocidade entram em operação nas avenidas Fraga Maia e Rubens Francisco Dias 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas



