O deputado estadual José de Arimatéia (Republicanos) realizou na manhã desta terça-feira (5) uma ação em comemoração a Semana de Conscientização e Proteção aos Direitos dos Animais, instituída através da lei 13.472/2016. “Essa lei é de minha autoria e determina que na primeira semana do mês de outubro se conscientize a população sobre maus tratos e abandono dos animais que são crimes. Só em Feira são mais de 30 mil animais abandonados. Quem vai adotar tem que pensar bem porque ele não é seu objeto”, afirmou.
Segundo o deputado, hoje se os animais abandonados nas ruas é porque não tiveram atenção dos donos em cuidar. “Tem gente que chega de carro e abandona os animais em qualquer lugar. É falta de sensibilidade, de humanidade. As pessoas têm que valorizar aquilo que Deus criou e merecem atenção e respeito dos humanos”. A ação acontece ainda em outras cidades: Salvador, Itabuna e Ilhéus.
Apesar de ser lei, Arimatéria disse que o Governo do Estado não faz nem menção da Semana e nem mesmo pensa em trazer o Hospital Público Veterinário para o estado. Em 2016, Arimatéia esteve no Hospital Público Veterinário de São Paulo para ver o seu funcionamento “Esta na lei e o Governo deve colocar nas suas propagandas institucionais mostrando a existência dela, mas não faz isso. Imagine trazer para cá um hospital para os animais. Mas não vamos deixar de lutar”.
Atenção a causa do idoso
O deputado reclamou que o Governo do Estado não tem sensibilidade para causas como a dos animais e a dos idosos. “Nosso estado é um dos estados da Federação que não criou o Fundo Estadual para o Idoso para investir nas causas do idoso, o que faz com que as políticas públicas voltadas para eles sejam esquecidas”.
Conforme Arimatéia, o problema é tão serio que dos 417 municípios do Estado, apenas 85 deles criaram o Conselho Municipal do Idoso. “Desses 85, só dez cidade criaram o Fundo Municipal para o Idoso. Há um descaso com respeito a isso”.
Vereador participa de ação
O vereador Petrônio Lima (Republicanos) também participou da ação. Questionado sobre a importância de uma semana como essa, ele disse que as pessoas precisam se conscientizar sobre os cuidados com os animais. “Ela reforça o conhecimento, gera reflexão e incentiva as pessoas de agir em prol dos direitos dos animais”, completa.
O vereador lembrou ainda que as pessoas pegam um gato ou um cachorro para cuidar e, quando ainda pequenos, é uma novidade no lar. “Enquanto eles são pequenos o trabalho é menor, eles aceitam. Quando começa aparecer às dificuldades abandonam. E os animais abandonados passam doenças para os humanos virando caso de saúde pública”, disse.
Petrônio ressaltou que o deputado tem uma equipe que se disponibiliza estar nas ruas para ajudar na conscientização e incentivando a população sobre a responsabilidade com os animais. “Se você pega um animal para criar não pode abandonar. É uma vida. Nenhum ser humano gostaria de ser abandonado. Qualquer ser vivo tem o direito de ser cuidado”, finalizou.
Com informações de Reginaldo Junior
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



