Josman Silva, da Associação de Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Cachoeira (ASCAMUCA), falou sobre como estão os trabalhos dos associados durante esta pandemia. A Empresa Santana deixou de rodar para Cachoeira, a Empresa Transoares começou e desistiu. Questionado sobre como esta a situação dos motoristas, Josman afirmou que a sensação é de aumento da responsabilidade. “Aumentou a nossa responsabilidade com a desistência das outras empresas. Coube a nós conduzir de forma exclusiva o povo de Cachoeira. Somos o único transporte que faz a linha Cachoeira-Feira de Santana”, afirmou.
Sobre o possível aumento no fluxo de Cachoeira, Josman disse que devido à crise e a situação que o país ainda está passando com a pandemia, o transporte foi um dos seguimentos mais abalados. “Está aumentando. Mas as pessoas só viajam hoje quando é de extrema necessidade. O lazer está voltando aos poucos de acordo com as normas estaduais de saúde e estamos otimistas para o futuro, mas no momento ainda está um pouco acanhado”.
A ASCAMUCA tem 32 veículos disponíveis. Os serviços estão voltando aos poucos no país. Perguntado sobre se, quando a pandemia acabar, essa quantidade de veículos será suficiente para atender a toda a demanda da população como único serviço disponível, Josman disse que sim. “A quantidade pode suprir as necessidades. Temos 32 veículos e hoje andamos com uma lotação reduzida, saímos do ponto com sete passageiros. Estamos rodando com uma quantidade abaixo de 50% do veículo. Com o retorno das pessoas com certeza supriremos porque nos organizamos para atender a nossa necessidade de sobrevivência. Hoje não temos lucro. Estamos sobrevivendo e não abandonando a comunidade de Cachoeira que tem nos honrado e temos que honrá-la da melhor forma possível”, completou.
A entidade roda também aos domingos e feriados. Algumas comunidades dependem do transporte da Associação nesses dias. “Isso nos dá um respaldo grande. Mesmo com a quantidade reduzida rodamos nesses dias em respeito aos nossos usuários para não deixá-los abandonados porque transporte é essencial”, disse.
Os horários são fixos. A partir de 5h30 da manhã os carros já começam a rodar. “Ás 6h já funcionamos como lotação e rodamos até as 17h30 de Cachoeira a Feira de Santana podendo se estender até as 18h em casos excepcionais. Aos domingos e feridos e feriados até as 17h. voltando de Feira de Santana até às 18h30 podendo se estender até às 19h porque trabalhamos com lotação e damos suporte ao nosso passageiro do dia a dia”, falou.
Cuidados com a COVID-19
Em relação aos cuidados que cada motorista deve ter em seu carro para evitar a proliferação do vírus da COVID-19, Josman disse que a orientação da entidade para os motoristas é de que todos os veículos tenha que pedir ao passageiro que use máscara, trabalhamos com álcool 70% e álcool gel, mantemos o distanciamento social com a quantidade baixa de passageiros e mudamos a nossa forma de trabalhar. Cobramos a passagem com o veículo parado no ponto e fazemos a higienização das mãos dos passageiros”, explicou.
Viagens
Cada veículo faz uma viagem para Feira de Santana. “Enchemos o veículo aqui e voltamos. Contamos como uma viagem. O condutor que não consegue voltar, temos um estacionamento em Feira de Santana e ele continua na sequência para o próximo dia”, disse.
Punições
A Associação possui regras contidas no seu estatuto. Que não as obedece é punido. Sobre o assunto, Josman disse que os carros possuem numero de ordem. Quem se sentir prejudicado pode ficar atento a esse número. A entidade ouvirá o reclamante, formalizará a queixa e ouvirá o condutor. “Os passageiros que se sentirem prejudicados com alguma ação dos nossos condutores pode se dirigir a qualquer membro da nossa diretoria ou algum membro da associação que passará o nosso número de telefone. Temos uma diretoria com cinco membros”, disse.
A depender da gravidade da reclamação, haverá a punição. “Como, por exemplo, cinco dias de punição sem o carro rodar ou um dia. Dependendo da gravidade o condutor será punido e o veículo ficará apreendido dentro da garagem da associação para o cumprimento da punição”.
Agerba
Falando sobre a regularização com a Agerba, Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia, Josman afirmou que a Associação foi contemplada com a licitação. “O processo começou em 2016 e o processo está sendo concluído. A linha 2079 pertence à Cachoeira-Feira de Santana via Capoeiruçu. Damos suporte por a essa área porque atendemos o município de forma total. Pagamos nossos impostos cobrados pelo governo”, disse.
Assaltos
Em um período, os motoristas andavam assustados por causa da grande quantidade de assaltos. “Colocamos câmeras nos pontos para tentar inibir a ação dos assaltantes, mas no percurso estávamos à mercê. Hoje, graças a Deus, não temos incidência de roubos em nosso transporte há mais de um ano. Agradecemos a Polícia Militar que nos dá um apoio incondicional”, explicou.
Vida útil do veículo
Segundo Josman, essa questão diz respeito mais a Agerba que faz vistoria duas vezes por ano nos veículos. “A vida útil de um veículo é de 15 anos. Passando de dez anos a Agerba faz até quatro vistorias por ano. Até cinco anos ela faz vistoria uma vez por ano. Também temos nossa fiscalização interna, mas sabemos que hoje é mais difícil uma troca de veículo por pais de família”, disse.
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