O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA), órgão colegiado vinculado à Secretaria da Educação do Estado (SEC), promoveu, neste domingo (19), uma live comemorativa pela passagem, nesta data, dos 100 anos do educador Paulo Freire. A atividade foi aberta com o cordelista Cláudio Silva e sua poesia regional exclusiva sobre “O legado de Paulo Freire ao redor do mundo”.
A programação contou ainda com intervenções culturais, a exemplo do Educa Rap, projeto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com poesia, reflexões temáticas e com depoimentos do secretário da pasta da Educação, Jerônimo Rodrigues e do presidente do CEE-BA, Paulo Gabriel Nacif, além de homenagens de educadores ao Patrono da Educação Brasileira.
O presidente anfitrião, Paulo Gabriel Nacif, abriu a sessão apresentando a vida de Paulo Freire. “Um brinde a todos vocês que sabem que educar é educar-se na prática da liberdade”. O professor Paulo finalizou sua fala fazendo um brinde a Paulo Freire e homenageando o ex-secretário de Educação da Bahia, Adeum Saur, que faleceu neste sábado (18), vítima de um acidente de carro.
O professor Jerônimo Rodrigues destacou a importância de Paulo Freire para a educação mundial. “Paulo Freire teve uma importância mundial. Com 39 anos, ele foi nomeado Doutor Honoris Causa em diferentes países e, naturalmente, teve suas obras traduzidas em 20 idiomas. A contribuição de Paulo Freire para a educação mundial levou o nome do Brasil para mais de 70 mil citações em universidades no mundo”. Jerônimo destacou ainda algumas reflexões sobre o educador e finalizou a sua fala dando ênfase à importância da leitura e das obras de Paulo Freire.
O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fábio Josué, ressaltou a herança de Paulo Freire para todas as modalidades de ensino. “Freire é referência indispensável quando se fala em educação e em escola - o principal lugar onde ela ocorre - em qualquer etapa educacional, da Educação Básica, da Educação Superior, da Educação Infantil à pós-graduação, onde as contribuições de Paulo Freire estão presentes e servem para nutrir uma pedagogia transformadora”.
Os reitores de universidades federais e estaduais baianas, a exemplo dos professores Evandro do Nascimento Silva, da Universidade Estadual de Feria de Santana (UEFS), e Fábio Josué Souza dos Santos, da UFRB, falaram sobre a obra e a importância de Paulo Freire no cenário atual da política e educação.
Os conselheiros estaduais de Educação, Maria Luiza Tapioca, João Danilo Oliveira e Nadja Maciel destacaram todos os debates temáticos realizados durante o ano em comemoração ao centenário do educador e referendaram o legado contemporâneo de Paulo Freire. A live, que foi acompanhada por professores, conselheiros e estudantes de todo o estado e teve a tradução em Libras de Luémere Paim, ficará disponível no canal do CEEBahia no Youtube.
Educação Estudantes do Colégio Estadual do Campo de Antônio Cardoso vivem dia de vibração na Arena Fonte Nova
Paralisação Assembleia da Rede Municipal de Feira de Santana define paralisação e reforça mobilização da categoria
Educação Governador abre ano letivo de 2026 da rede estadual durante inauguração de colégio requalificado em Salvador
Educação Acesso à internet avança e alcança 70% das escolas públicas
Educação Jornada Pedagógica 2026 é aberta em Santo Amaro com foco na alfabetização e inclusão
Educação Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28% 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas



