Quarta, 22 de Setembro de 2021 08:57
75 9 9842 0146
Feira de Santana Hemoba

Rui Costa inaugura nova unidade do Hemoba em Feira de Santana e fala sobre investimentos em Feira

Local hoje tem uma área de 605 metros quadrados e fica no centro da cidade

15/09/2021 13h29
93
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Rui Costa inaugura nova unidade do Hemoba em Feira de Santana e fala sobre investimentos em Feira

O governador Rui Costa esteve na manhã desta quarta-feira (15) para a inauguração da nova unidade de coleta e transfusão de sangue da Fundação Hemoba. A sede fica na Avenida Presidente Dutra em Feira de Santana, em frente à TV Subaé. A unidade contou com um investimento de R$ 3,3 milhões e hoje tem uma área de 605 metros quadrados, com salas de captação de doadores; triagem hematológica e clínica; coleta; posto de enfermagem; coordenação médica e de enfermagem, além de ambientes de apoio administrativo e de recepção dos pacientes.

Para Rui, esse é um equipamento é fundamental para que vidas humanas sejam salvas. “Aqui dependemos menos dos técnicos e mais do sentimento de doação das pessoas. Esse equipamento vai acolher e receber essa ação fraterna humanitária de doação dos feirenses e da população do entorno que desejam dar a sua contribuição para que vidas humanas sejam salvas”, explicou.

Fernando Araújo, diretor do Hemoba, ressaltou a facilidade que agora o doador chegar a nova sede da unidade. “A expectativa é de quem tenhamos mais de 30% a 40% de incremento nas bolsas coletadas. Isso é importante porque podemos duplicar a quantidade de bolsas de sangue que recebemos. Convidamos a toda a população a doar porque seu ato de doação pode salvar até quatro vidas”, disse.

Atualmente, o Hemoba está com seu estoque de segurança, ou seja, de seis a sete dias de rotatividade. Quem deseja doar pode fazer por hora marcada, ligando para unidade ou através do e-mail captação@hemoba.ba.gov.br.

Aeroporto

Rui Costa falou ainda sobre o Aeroporto de Feira de Santana. Na última semana o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, esteve na cidade e criticou a falta de investimentos do Governo do Estado na área de geração de emprego e renda. “Vocês são testemunhas de como o governo do DEM deixou o aeroporto de Feira. Eu considero como muita cara de pau eles abrirem a boca para falar do aeroporto ou de qualquer outra coisa. Vamos investir sim, independente da ANAC ou de companhias áreas. Vamos iniciar ainda esse ano. Não posso garantir vôo porque quem faz isso são as companhias áreas”, disse.

O governador acredita que o aeroporto possa dar uma arrancada com a aviação de carga que pode puxar e liderar o processo do aeroporto. “Não que não haverá aviação comercial, mas acredito na aviação de carga”.

Policiais concursados

Rui Costa também falou sobre policiais concursados. Ele afirmou que já chamou policiais que passaram no concurso de 2019 e mil deles já estão em sala de aula. “Até o final do ano chamaremos os outros mil concursados para que no início do ano eles iniciem o treinamento”, explicou.

Investimentos na Embasa

Sobre a possível venda de ações da Embasa na bolsa de valores, o governador explicou que está sendo discutido uma modelagem para acelerar ainda mais os investimentos que incluem como uma das opções a alienação de parte das ações. “O Estado continuaria majoritário, mas isso tudo tem um grupo de estudos analisando. No momento adequado faremos os encaminhamentos”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.