O governador Rui Costa esteve na manhã desta quarta-feira (15) para a inauguração da nova unidade de coleta e transfusão de sangue da Fundação Hemoba. A sede fica na Avenida Presidente Dutra em Feira de Santana, em frente à TV Subaé. A unidade contou com um investimento de R$ 3,3 milhões e hoje tem uma área de 605 metros quadrados, com salas de captação de doadores; triagem hematológica e clínica; coleta; posto de enfermagem; coordenação médica e de enfermagem, além de ambientes de apoio administrativo e de recepção dos pacientes.
Para Rui, esse é um equipamento é fundamental para que vidas humanas sejam salvas. “Aqui dependemos menos dos técnicos e mais do sentimento de doação das pessoas. Esse equipamento vai acolher e receber essa ação fraterna humanitária de doação dos feirenses e da população do entorno que desejam dar a sua contribuição para que vidas humanas sejam salvas”, explicou.
Fernando Araújo, diretor do Hemoba, ressaltou a facilidade que agora o doador chegar a nova sede da unidade. “A expectativa é de quem tenhamos mais de 30% a 40% de incremento nas bolsas coletadas. Isso é importante porque podemos duplicar a quantidade de bolsas de sangue que recebemos. Convidamos a toda a população a doar porque seu ato de doação pode salvar até quatro vidas”, disse.
Atualmente, o Hemoba está com seu estoque de segurança, ou seja, de seis a sete dias de rotatividade. Quem deseja doar pode fazer por hora marcada, ligando para unidade ou através do e-mail captação@hemoba.ba.gov.br.
Aeroporto
Rui Costa falou ainda sobre o Aeroporto de Feira de Santana. Na última semana o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, esteve na cidade e criticou a falta de investimentos do Governo do Estado na área de geração de emprego e renda. “Vocês são testemunhas de como o governo do DEM deixou o aeroporto de Feira. Eu considero como muita cara de pau eles abrirem a boca para falar do aeroporto ou de qualquer outra coisa. Vamos investir sim, independente da ANAC ou de companhias áreas. Vamos iniciar ainda esse ano. Não posso garantir vôo porque quem faz isso são as companhias áreas”, disse.
O governador acredita que o aeroporto possa dar uma arrancada com a aviação de carga que pode puxar e liderar o processo do aeroporto. “Não que não haverá aviação comercial, mas acredito na aviação de carga”.
Policiais concursados
Rui Costa também falou sobre policiais concursados. Ele afirmou que já chamou policiais que passaram no concurso de 2019 e mil deles já estão em sala de aula. “Até o final do ano chamaremos os outros mil concursados para que no início do ano eles iniciem o treinamento”, explicou.
Investimentos na Embasa
Sobre a possível venda de ações da Embasa na bolsa de valores, o governador explicou que está sendo discutido uma modelagem para acelerar ainda mais os investimentos que incluem como uma das opções a alienação de parte das ações. “O Estado continuaria majoritário, mas isso tudo tem um grupo de estudos analisando. No momento adequado faremos os encaminhamentos”.
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



